Mulheres de Poder e de Axé brasileira e africana ganham expo nos EUA – Blog do Marrom

Mulheres de Poder e de Axé brasileira e africana ganham expo nos EUA

Mulheres de Poder e de Axé brasileira e africana ganham expo nos EUA

No final do mês de agosto, no dia 30, a cidade de Newark em New Jersey no Estados Unidos, receberá no salão principal da prefeitura, a mostra “Mulheres de Poder e de Axé”.

Com assinatura da produtora Silvana Magda em parceria com a Brazusa Cultural Center e a Prefeitura de Newark, a mostra destacará a coragem das guerreiras de Tejucupapo (vila do século XVII, distante 60 km do Recife), da baiana Maria Quitéria e da africana Luísa Mahin. Bonecas dessas guerreiras do período colonial, vão compor o ambiente, que trará ainda fotografias de brasileiras que lutam por um mundo melhor e fazem a diferença na sociedade. 

Nomes como o da primeira juíza afro descendente no Brasil, Luislinda Valois, escritora e Ministra dos Direitos Humanos, a atriz Sônia Braga, a uber model Gisele Bundchen, a cantora e embaixadora da ONU, Daniela Mercury, entre outras, serão apresentadas nos cliques dos fotógrafos Luíz Ribeiro e Uran Rodrigues. 

A segunda parte da exposição abordará a força sagrada e espiritual de algumas das “Yabás”, deusas africanas, escolhidas pela popularidade e por serem homenageadas anualmente no calendário oficial da cidade de Salvador, na Bahia. 

Mulheres de Axé, apresentará as festas de Iemanjá[Rio Vermelho] Iansã[Festa de Santa Bárbara no Pelourinho]  e Oxum, Nossa Senhora da Conceição nas fotografias de Uran Rodrigues

Serão 15 fotos retratando momentos de celebração a essas divindades que inspiram e são tão presentes no dia-a dia do baiano. 

A exposição faz parte da programação do Brazil Week em Newark que acontece entre os dias 30 de agosto e 30 de setembro com diversas ações como shows, mesas, Lavagem da Rua 46 contando com baianas para a cerimônia e o Brazilian Day in Newark[02 e 03 de Setembro].
Palestras, performances musicais, exibição de filmes, debates e lançamento de livro “Negros Pensadores do Brasil” da jurista Luislinda Valois.