A advogada Juliana Salema é formada e pós-graduada pela mais tradicional universidade particular de Direito do Estado do Rio de Janeiro, a Cândido Mendes. Especialista em Direito Contratual, do Entretenimento, Artístico e de Imagem, já trabalhou com importantes artistas e agências como o casal Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank (Decolar, Grendene, Neutrogena), Dani Suzuki (TIM), Felipe Tito (FIAT), Arthur Aguiar, Fernanda Paes Leme, Henry Castelli, Camila Morgardo, entre outros.
A profissional vê potencial no comércio de imagem dos artistas atrelados às marcas, e como pode beneficiar ambos quando o trâmite é feito corretamente. “Quando falamos sobre associação do artista com a marca, falamos de identificação e credibilidade do produto. Não são raras as propostas de campanhas recusadas por agências que julgam não ser do perfil do artista. Por isso a conscientização e adequação da marca com a imagem vendida são tão importantes”, diz Salema.
Atualmente Juliana tem a sua própria empresa com sede em Salvador, o Escritório Salema Advocacia e Consultoria, e tem como clientes o Teatro Jorge Amado (BA), a Produtora Dialética Filmes (RJ), Máfia Entretenimento (RJ), Barra Surf Club (RJ), Spark (SP), além de consultora contratual artística de celebridades, como os atores Guilherme Leicam, Guilherme Lobo, Bruna Altieri e da apresentadora e jornalista Nadja Haddad.
“Salvador respira arte, cultura e entretenimento, mas não tem o que chamamos de mínimo de segurança jurídica. Muitas vezes é feito de boca ou na ‘parceria’, e isso tem várias consequências, não apenas a inadimplência do pagamento ou uso indevido da imagem”, explica a advogada, que traz para a capital baiana a importância do profissionalismo na área do entretenimento. (Tathiana Freitas)