O Comida di Buteco 2017 maior concurso de cozinha de raiz do país promoveu o lançamento oficial da 10ª edição em Salvador, na noite desta terça-feira (11). O evento que começa nesta sexta-feira (14) aconteceu no bar estreante Tudo Azul, contou com um “desfile” de petiscos de cinco butecos, que foram apresentados em primeira mão para jornalistas e convidados. Na ocasião, a coordenadora do concurso na capital baiana, Ariani Pavan, falou sobre as novidades do projeto como o tema especial desta edição. “Escolhemos o cereal como ingrediente obrigatório, ele é a base da nossa alimentação e não é sazonal”, destacou. Além do tema, todos os petiscos desta edição devem custar até R$ 25,90.
O anfitrião da noite, o bar Tudo Azul, apresentou o seu Salsichão Tri-Legal (dois tipos de salsichão servidos com cuscuz marroquino e mostardas); o Belmar Entre Amigos, o Bolinho Bomba (bolinho recheado de arroz e massa cabelo de anjo, servido com molho agridoce apimentado); o Lagoa dos Frades, o Mini Medalhão do Lagoa (mini medalhão de frango com bacon, servido com creme de milho); e o Xique Xique, o Surubim do Sertão (filé de surubim empanado com quinoa, servido com purê de ervilha, acompanhado de molho). Já o campeão de 2016, o Boteco da Mídia, mostrou o seu Combinadinho da Mídia, que é uma carne de sol desfiada e acebolada com bacon e banana da terra empanada, servidos com canjiquinha temperada.
O concurso – O título de Melhor Buteco de cada cidade é dado ao estabelecimento que obtiver as melhores notas em itens como o tira-gosto (sabor, apresentação e criatividade), higiene do local, atendimento e temperatura da bebida. A votação é feita por todo o público e por uma comissão de jurados composta por especialistas e formadores de opinião. Os campeões de cada cidade disputam entre si o título de Melhor Buteco do país, em junho.