Anfitriões do Camarote Expresso 2222 por 19 anos, Flora e Gilberto Gil se despedem desse posto em 2017. Isso porque, a partir do próximo ano, quem estará à frente desse, que é um dos espaços mais exclusivos do Carnaval de Salvador, será Preta Gil. Essas e outras novidades do Expresso foram anunciadas durante uma coletiva de imprensa que aconteceu na tarde desta terça-feira (07.02), em Salvador. Flora, Gil e Preta receberam jornalistas e influencers para um bate-papo no Edifício Oceania, em frente ao Farol na Barra.
O prédio, um dos mais charmosos da capital e portal de entrada dos trios elétricos na avenida, voltará a abrigar o Camarote depois de 11 anos. “Foi aqui que o Expresso começou e estamos muito felizes em poder retornar nesse ano que, para nós, é tão significativo, em que entregamos esse espaço para a Preta”, declarou Flora Gil. O 2222 funcionou no edifício até 2006.
“A partir do próximo ano vou conseguir verdadeiramente aproveitar o verão e o Carnaval da Bahia, sem me envolver com trabalho e reuniões. Será muito bom”, completou Flora, antes de ser interrompida por Gilberto Gil: “Sou um rapaz de idade. Está na hora de deixar os filhos para trabalharem”, destacou, sorrindo.
Além do Camarote, tem estreia também na avenida. Será o primeiro ano do Bloco da Preta, fenômeno do carnaval de rua do Rio de Janeiro, em Salvador. Recorde de foliões na festa carioca, o Bloco da Preta faz uma dobradinha com o Trio Expresso e estreia como Bloco da Preta 2222 em um desfile sem cordas, inteiramente dedicado ao folião pipoca, na sexta-feira (24.02), no Circuito Dodô (Barra – Ondina), com saída prevista para às 20h30.
“Eu sempre fui apaixonada pelo Carnaval da Bahia, eu comecei a cantar aqui e isso é muito representativo para mim. O Bloco nasceu da fusão da minha baianidade e da minha paixão pelo carnaval de rua. Estou muito feliz em construir essa ponte entre as duas maiores celebrações carnavalescas do Brasil que são Rio e Bahia”, destacou Preta Gil.
Sobre assumir o 2222 no próximo ano, Preta Gil se diz preparada. “Flora tenta isso há anos, mas eu não me sentia preparada. Mas esse ano, finalmente, senti que poderia e resolvi topar”, revelou. Para Gilberto Gil, a aceitação foi estimulada também pela conquista de puxar um trio na Bahia. “A decisão dela de assumir tem muito a ver com a vinda do Bloco da Preta para cá. Foi aqui que tudo começou”, completou Gil.
O Camarote Expresso 2222 celebra 19 anos de Bahia com uma homenagem à Música. De volta ao Edifício Oceania, sua casa original, o Camarote funcionará de sexta-feira (24.02) até terça-feira (28.02), mantendo-se como o único espaço exclusivamente para convidados do Carnaval. Com patrocínio máster do Bradesco, que participa do camarote desde o seu primeiro ano, o Expresso vai receber cerca de cinco mil pessoas, entre artistas, empresários, formadores de opinião, jornalistas, personalidades e políticos. (Elaine Haizin)
—