Festa da Purificação agita Santo Amaro – Blog do Marrom

Festa da Purificação agita Santo Amaro

Festa da Purificação agita Santo Amaro

Purificação foto
Do meu querido amigo e colega de profissão, Ernesto Falcon recebi a seguinte nota sobre a Festa da Purificação  2017 que tem na comissão organizadora outro querido, o musico Walmar Paim:
“Santo Amaro abriga nos próximos dias (23/01 à 02/02) a Festa da Purificação, um dos eventos mais importantes do calendário de festas populares do estado. Marcada por fé e devoção à festa secular que tem como santa padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação, reúne uma programação rica em manifestações culturais, que vai do samba de roda a gastronomia.
Em 2017 o evento homenageia dois personagens ilustres da cidade, Totó e Zelito. A dupla que sempre animou os festejos da cidade, cresceu e se tornou um “casal” irreverente, que passou dos carnavais para a Festa da Purificação.
 Composto por três palcos, o circuito da festa desse ano conta ainda com o espaço “Bagacinho”, local destinado aos amantes da gastronomia e bebidas. Nesse espaço os visitantes poderão se deliciar com pratos especiais da culinária local como a maniçoba, passarinha, sarapatel, xinxim, efó, entre outros quitutes.
ju moraes novinha
 A programação musical, bastante diversificada, foi concebida principalmente para valorizar os artistas locais. Além disso, o público vai contar com shows de bandas e artistas importantes no cenário nacional.
 A programação religiosa mostra a força do sincretismo e ao mesmo tempo a marca da diversidade do seu povo, adepto do catolicismo e das religiões de matrizes africanas. A Novena Secular de Nossa Senhora da Purificação é realizada na igreja da Matriz. Já a Lavagem da Purificação, acontece nas escadarias da igreja da Matriz no último domingo de janeiro, dia 29 desse mês.
 Os amantes da fotografia que estiverem na cidade poderão conferir a exposição “Festa da Purificação”, que acontece de 23.01 á 01.02 no Centro Referencial de Documentação de Santo Amaro.
 De acordo com o prefeito, Flaviano Bonfim, a realização da Festa  priorizou o resgate das tradições culturais do município. “Precisamos pensar em todos, a Festa da Purificação na sua essência foi criada de forma democrática. A ideia foi privilegiar nossas crianças, nossas raízes, culinária, manifestações da nossa cultura e a música. Estamos unindo esforços de todas as secretarias para realizar uma linda festa para os santoamarenses e para todos que vierem prestigiar a nossa cidade”, destacou Flaviano. (Ernesto Falcon)
purificação programação