Patrocinadora do projeto Ensaios de Verão Luiz Caldas, que terá duas edições no Museu Du Ritmo nos dias nos dias 26 de janeiro e 16 de fevereiro de 2017, a ArcelorMittal soma mais de R$ 6,8 milhões em apoio a ações culturais em diversos estados brasileiros. Agora, a maior produtora de aços longos e planos da América Latina se aproxima ainda mais do mercado cultural da Bahia.
O investimento da ArcelorMittal Cultural volta-se a iniciativas que têm como objetivo a formação de artistas, gestores culturais, público e plateias – diretrizes previstas na Política de Investimento Cultural – por entender a importância da valorização da cultura. No ano passado, foram cerca de 113 mil pessoas beneficiadas e 27 ações patrocinadas, entre os programas culturais Acordes, BioFlorestas em Cena, Circuito Cultural Belgo Bekaert, Diversão em Cena ArcelorMittal e Projetos Especiais. Os dados deste ano ainda serão divulgados.
“Apesar de apoiarmos outros projetos em Feira de Santana, trata-se da primeira experiência de patrocínio da ArcelorMittal, por meio da lei de incentivo FazCultura, na capital baiana. A ampliação da presença da empresa na comunidade e a parceria no evento devem-se ao reconhecimento do artista Luiz Caldas, a sua projeção nacional e por sua trajetória de valorização da cultura local”, explica Leonardo Gloor, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.
A articulação de aproximação entre a ArcelorMittal e o mercado cultural baiano resultou de uma parceria entre a Multi Planejamento Cultural, a Mina Consultoria e Gestão de Patrocínio, empresa paulista atuante desde 2007 e a IS Produção de Conteúdo e Projetos Artísticos, encabeçada por Ivanna Soutto. “Fizemos um levantamento e diagnóstico dos principais projetos aptos à captação que foram sugeridos por Ivanna, após esta fase, elaboramos um recorte com aderência à estratégia da marca ArcelorMittal e sugerimos ao cliente. A escolha do projeto Verão Luiz Caldas foi acertiva considerando a sua alta qualidade artística , viabilidade econômica e impacto junto ao público baiano”, esclarece Luciana Caminha.
“A ampliação do investimento da ArcelorMittal no campo cultural é muito importante para o nosso mercado, principalmente no cenário atual de retração de alguns tradicionais investidores. O Verão Luiz Caldas é uma excelente oportunidade para expansão das estratégias da marca, pois em seu quarto ano se consolida como um importante projeto de verão em nossa capital.”, afirma Ana Paula Vasconcelos, sócia diretora da Multi Planejamento Cultural. (Tatiane Freitas)