Antes mesmo do Folianópolis 2016 chegar ao final na segunda-feira (14) muita gente, principalmente os baianos que foram para lá, já falavam em se programar para o ano que vem. E com razão. Mais uma vez o evento foi muito bonito. E mais: o público presente na última noite do 11º Folianópolis, teve o privilégio de acompanhar em primeira mão o lançamento da edição 2017. Com o tema Folia no Espaço, o evento que é responsável pela antecipação da alta temporada da Ilha de Santa Catarina, irá acontecer nos dias 2, 3 e 4 de novembro do próximo ano. Para o lançamento, um astronauta aterrissou na Passarela de Samba Nego Quirido, circulando por todos os espaços do evento: pista, camarotes, trios. Segundo a produção, cerca de 48 mil pessoas passaram pelos três dias de evento, que trouxe foliões de todos os estados brasileiros e do Mercosul .
Em 2016 o Folianópolis atraiu foliões de todos os estados brasileiros, pela sexta vez em toda a sua história. Foram cerca de 48 mil pessoas nos três dias de evento, ocupando toda a rede hoteleira de muitas regiões da Grande Florianópolis, marcando a data como a segunda maior ocupação da cidade, perdendo apenas para o Réveillon. Cada uma destas pessoas gastou em alimentação, hospedagem, consumo no evento e transporte mais de R$ 1.650, segundo pesquisa realizada pelas agências de turismo parceiras do Folia.
Um saldo de nove bandas consagradas de axé mais um time de DJ’s e grupos se apresentaram neste que é o maior evento privado de Santa Catarina e que colocou o estado no roteiro das micaretas mais famosas do Brasil. Ivete Sangalo, Saulo, Eva, Psirico, Timbalada, Tomate, Durval Lelys, É o Tchan e Harmonia do Samba foram as grandes atrações da edição 2016, que teve como tema Folia na Selva. “O Folia hoje possui atrações para todos os gostos pois, além das apresentações nos trios elétricos de axé, os Djs tocam música eletrônica, pop, sertanejo e até funk”, destaca Andre Sada, um dos sócios do Grupo All, realizador do evento. “Em Floripa me sinto em casa”, disse toda orgulhosa a cantora Ivete Sangalo, que participa desde a primeira edição do evento e só faltou em uma edição quando teve nasceu seu filho.
Em onze edições, o Folia injetou uma receita aproximada de R$ 80 milhões na economia de Santa Catarina, movimentando o setor hoteleiro, de alimentação, de transporte e de serviços. “Ano a ano investimos no crescimento do evento, que hoje já está consolidado como um dos maiores eventos de entretenimento do Estado, atraindo turistas que vêm com o espírito de alegria, para consumir e se divertir em nossa cidade”, pontua Doreni Caramori Junior, um dos sócios do Grupo All.
Neste ano um sistema de monitoramento ultra eficiente foi instalado para atingir 100% do evento, garantindo ainda mais segurança e comodidade para os foliões, que ficaram até o amanhecer na micareta considerada “a mais bonita do Brasil”.
Entre as celebridades, circularam pela festa os famosos Lucas Machado, cantor revelação catarinense participante do programa X-Factor, a cantora Diana Dias, o blogueiro Nelson Quinto, os ex-BBBs Yuri Fernandes e André Martinelli, a modelo Carol Francischini, o top model Diego Fragoso, o apresentador Gominho, os blogueiros Nana Rude e Nelson Quinto, a dançarina Sheila Carvalho e o cantor Dan Costa do The Voice Brasil.
Uma noite de estrelas marcou o último dia de Folia
Na segunda-feira, (14/11), foi a vez da rainha do axé, Ivete Sangalo, tirar os foliões do chão. A cantora abriu a terceira e última noite de festa e fez “o chão tremer e o céu se abrir” na Passarela Nego Quirido. Vestindo um body cheio de brilho, Ivete mostrou porque é a estrela de todos os Carnavais. Abriu a noite cheia de energia cantando O Farol chamando todos para a festa que estava só começando.
Com 15 anos de história, o Psirico voltou ao Folianópolis pela quinta vez para marcar os 11 anos de Folia. O grupo fez um verdadeiro arrastão na passarela. Márcio Victor, coordenou coreografia do trio fazendo os foliões abrirem um círculo no meio da avenida para depois pularem sem parar. Em seguida, o cantor desceu para a passarela onde levantou ainda mais o público. A nova música “Mulher no Poder” fez todo mundo dançar. Considerado um dos mais conceituados grupos baianos e em visível ascensão no cenário musical do País, o Psirico já faz parte da trajetória da micareta.
Para encerrar a festa, o Timbalada fechou em grande estilo a última noite do Folia. Comandado por Denny, o grupo é um dos maiores símbolos da axé music no Brasil e trouxe para a festa o ritmo próprio do timbau. O grupo fez a Passarela Nego Quirido se sentir no Carnaval de Salvador. Sucessos como “Água Mineral” tiraram os micareteiros do chão.
Fotos
Adriel Douglas (Ivete Sangalo e Márcio Victor)
Ricardo Beppler (Denny e Sheila Carvalho)
Felipe Souto Maior (É O Tchan, Felipe Pezzoni, Durval Lélys, Saulo, Xanddy e Tomate)