Comida, diversão e arte. Esse é o lema do Festival Tempero no Forte, que no seu 10o ano reafirma sua veia cultural com o Festival de Arte e Cultura. Realizado em paralelo ao festival gastronômico, a parte cultural do evento agrega música, artes visuais e manifestações da cultura local, com apresentações que começam na quinta-feira, 3, e seguem até o domingo, 13 de dezembro. O festival conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, e do Governo Estadual, Secretaria do Turismo e do FazCultura.
“A união da cultura, do turismo e da gastronomia foi fundamental para o desenvolvimento da economia criativa da comunidade local e preservação dos costumes e tradições, valorizando os talentos da região”, comemora Djanira Dias, da 2D, que ao lado da chef Tereza Paim produz o Tempero no Forte desde a sua primeira edição. Da programação cultural fazem parte os projetos Música e Cultura com Tempero, Arte com Tempero e Mercado Cultural do Forte.
Música e Cultura com Tempero
Música regional, capoeira, cortejo e samba de roda. Vale tudo pra mostrar as raízes culturais da vila de pescadores. Desde que surgiu e começou a mostrar os grupos culturais locais, o Festival deu visibilidade às tradições da região. Valorizou a arte local e as manifestações culturais destes grupos, além de trazer artistas nacionais para o evento.
Este ano, o destaque vai para a música instrumental, levando ao palco nomes como Bahia Brass – Quinteto da Orquestra Neojibá e Grupo Garagem – que se apresentam na sexta-feira, 4 de dezembro, no palco do Projeto Tamar, e Luciano Calazans & Ufonia e Targino Gondim & Quinteto Sanfônico da Bahia, no sábado, 5, no mesmo local.
Criado em 2008 dentro do programa Neojiba, o quinteto Bahia Brass é formado por Helder Passinho Jr. (trompete), Lucas Felipe (trompete), Orlando Afanador (trompa), Michele Girardi (trombone), Jamberê Cerqueira (tuba). Ao longo de sua história o quinteto já realizou diversos concertos, nos quais executou repertório tradicional para esta formação e contribuiu para o incentivo e criação de repertório brasileiro para quinteto de metais.
Formado por Rowney Scott (sax), Ivan Bastos (baixo) e Ivan Huol (bateria), há 34 anos o Garagem vem se dedicando à música instrumental e seu diálogo constante com o jazz e a MPB. O repertório mescla composições autorais com outras de nomes como Chico Buarque, Roberto Menescal e Dorival Caymmi, entre outros.
Luciano Calazans já atuou como músico, arranjador e produtor em álbuns e turnês com Gilberto Gil, Leo Gandelman, Flavio Venturini, Hermeto Paschoal, Arnaldo Antunes, Ivete Sangalo e muitos outros. Ao lado do Ufonia apresenta um repertório de releituras de mestres da composição da música brasileira executadas por uma formação que inclui baixo, bateria, piano, trombone, trompete, sax tenor/soprano/flauta.
Cinco sanfoneiros tocando clássicos de diversos ritmos. Esta é a proposta do Quinteto Sanfônico da Bahia, formado por Targino Gondim, Cicinho de Assis, Geo Barbosa, Marquinhos Café e Renan Mendes. Criada em 2013, o Quinteto valoriza a tradição e a força da sanfona no Brasil e apresenta um repertório com canções como Adios nonino (Astor Piazolla), João e Maria (Chico Buarque de Holanda e Sivuca) e Wave (Tom Jobim).
Arte com Tempero
Com a curadoria da artista plástica Daniela Steele e do fotógrafo Marcos Claussen, o Arte com Tempero tem como tradição expor trabalhos com o tema do ano do Tempero no Forte. Seguindo esta premissa, em 2015 a exposiçãoPimentas, homenageia a especiaria que, de cinco em cinco anos é tema do festival. A mostra ficará em cartaz no Canteiro da Vila, de 3 a 13 de dezembro com telas e fotografias, de Daniela Steele, Eduardo Moody, Luna Garcia, Marcus Claussen, Maria Luedy, Roberto de Souza e Tércia Marques. Mais de 60 artistas plásticos e fotógrafos já fizeram parte desta galeria a céu aberto nos últimos 10 anos.
Mercado Cultural do Forte
Para valorizar o artesanato e os produtos locais e beneficiar a comunidade, mais de seis associações de artesanato, além de artistas e artesãos independentes de Salvador e região, participam do Mercado do Forte, gratuitamente, e comercializam seus produtos, durante o evento. Arte em cerâmica, vidro, palha, coco e tecidos se transformam em bolsas, roupas, quadros, bijuterias, enfeites para casa, luminárias, entre outros, apresentando o que há de mais genuíno na arte local, para os visitantes do festival. Mais de 200 artesãos já participaram do evento ao longo dos 10 anos do evento.
O agronegócio local também marca presença no Mercado do Forte, desde 2012, com o Projeto Floresta Sustentável, que contempla comunidades do Litoral Norte da Bahia, e tem como objetivo restaurar áreas degradadas de Mata Atlântica, fomentando atividades de geração de renda compatíveis com a conservação ambiental. (Mônica Lima)
Serviço
Música e Cultura com Tempero
Abertura: 3 de dezembro, das 19h às 21h30. Apresentação artística com baianas da região, encontro das baianas com apresentação do Grupo Cultural Espermacete, de Barra do Pojuca, no Coreto da Praça da Alegria
Quando: de 3 a 5 de dezembro
Onde: Coreto da Vila
Quem: grupos culturais e de música brasileira e latina, com artistas do Litoral Norte
Sexta-feira, 4 de dezembro
Programação Coreto – Praça da Música
17h – Capoeira Esporão
17h30 – La Contra Tango – música latina
18h30 – Edno Sá – música brasileira e lounge music
19h15 – Banda de Lata Beira de Rua de Praia do Forte e interação com Edno Sá.
Programação Música Instrumental – Projeto TAMAR
19h30 – Coral do TIVOLI
20h – Bahia Brass – Quinteto da Orquestra Neojibá
2oh45 – Grupo Garagem (Foto Haroldo Abrantes)
Sábado, 5 de dezembro
Programação Coreto – Praça da Música
17h – Capoeira Forte
17h30 – Trio Imbassaê – forró
18h30 – Alexandre Menestrel e Lagartixa Feliz – samba e MPB
Programação Música Instrumental – Projeto TAMAR
19h30 – Luciano Calazans e Ufonia
2oh45 – Targino Gondim e Quinteto Sanfônico da Bahia
Arte com Tempero
O que: Exposição artística Pimentas. Artistas Plásticos e Fotógrafos criam obras exclusivas com o tema do Festival.
Quando: 3 a 13 de dezembro
Onde: Canteiro da Vila
Quem: Daniela Steele (curadora Artes Plásticas), Marcus Claussen (curador Fotografia), Eduardo Moody, Luna Garcia, Maria Luedy, Roberto de Souza, Tércia Marques
Mercado Cultural do Forte
O que: Mercado de arte e artesanato com produtos fabricados por artesãos do Litoral Norte e de Salvador, em barracas fabricadas na região.
Quando: 3 a 13 de dezembro, das 10h às 21h
Onde: Praça da Alegria – ao lado da Casa de Farinha
Mais informações no www.temperonoforte.com.br