Os manezinhos como são conhecidos os nativos de Florianópolis( uma das três capitaisdo Brasil que são ilhas, as outras são Vitória e São Luis) aprenderam muito bem como organizar um micareta. Ou Carnaval fora-de-época. Já se passaram 10 anos e a festa de comemoração começou na sexta-feira (30 de outubro). Com direito a cenário de cinema, animação na pista e nos camarotes e shows em cima dos trios.E para homenagear os 30 anos do Axé, Margareth Menezes e Tatau receberam troféus do evento
Quem abriu a noite na Passarela do Nego Quirido e estreou no evento foi o Jammil e Uma Noites comandado por levi Lima. No repertório sucessos, como Colorir Papel, Celebrar e Sou Praieiro. Em homenagem aos 30 anos de axé, Levi Lima entoou hinos do ritmo, como Bate Lata e Milla – uma homenagem a Netinho que não pode comparecer no Folianópolis por motivos familiares.
Saulo, segunda atração da noite mesclou seu repertório com hits da música baiana, e recebeu a convidada Margareth Menezes que levantou a galera com Faraó, Elegibó, Dandalunda, Não Chore Mais entre outros. Em seguida ela recebeu o troféu como parte da homenagem aos 30 anos da Axé Music.
Saiu o Axé entrou o forró com outro estreante Aviões, pilotado por Solange e Xand chamaram todo mundo para cantar. E a vocalista antecipou: “Com certeza, este Folianópolis será o primeiro de muitos”. Solange contou que ficou surpresa com a quantidade de turistas vindos de todo o país para o Folianópolis: “O Brasil está aqui”, declarou. A catarinense Diana Dias subiu no trio e cantou com o Aviões a música Vagabundo Confesso, do Dazaranha.
E mantendo a tradição o Psirico fechou a folia comandando um arrastão até a nadrugada deste sábado. O grupo convidou Tatau, ex-vocalista do Araketu, para animar ainda mais. Tatau cantou acompanhado pelo público vários sucessos como Mal Acostumado e Araketu Bom Demais, Pipoca. Também houve a entrega do troféu a Tatau e antes da festa acabar Márcio já totalmente com os foliões aos seus pés, ainda recebeu Diana Dias para acompanha-lo em Te Quero Delícia, música que o Psirico gravou com Ivete Sangalo.
Um letreiro do Folianópolis ao estilo de Hollywood ilumina a arquibancada da festa este ano. Seguindo o tema cinema, duas estátuas gigantes de personagens do filme Avatar foram instaladas na Passarela Nego Quirido. Além disso, máquinas de pipoca self-service foram espalhadas por todos os ambientes da festa.
Quem passou pelo camarote também viu muitas das surpresas preparadas para este ano. A decoração dos corredores e bares ganharam o clima de Avatar, Star Wars e até de O Exorcista. Atores fantasiados de personagens do cinema, como Jack Sparrow, de Os Piratas do Caribe, interagiram com o público do Folia.
Fotos: Felipe Souto Maior
Foto do ator fantasiado de Jack Sparrow: Angelo Santos