O cantor e compositor Gilberto Gil usou sua página no facebook para apoiar a candidatura de Salvador ao título de Cidade da Música da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Em uma postagem no último sábado, dia 17, Gil convida seus 1.379.387 seguidores no facebook a assinarem a petição online – disponível no site www.cidadedamusica.salvador.ba.gov.br -, apoiando a cidade e declara que “Salvador tem como uma de suas maiores expressões a música e por isso merece o título!”.
Luan Santana e Wesley Safadão – que fizeram show ontem (18) em Salvador, na Arena Music Bahia -, também deram apoio à candidatura de Salvador ao título de Cidade da Música da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (veja fotos). Assim como eles, diversos artistas já manifestaram publicamente seu apoio à campanha, a exemplo de Evandro Mesquita, Arnaldo Antunes, Márcio Mello, Larissa Luz, Paula Lima, Luciana Mello, Ivan Lins, Targino Gondim e os maestros Fred Dantas e Amilson Godoy, entre outros.
A candidatura de Salvador ao título de Cidade Música da Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi anunciada oficialmente pelo prefeito ACM Neto no dia 24/07, no Candyall Gueto Square, quando ele nomeou Carlinhos Brown como o padrinho da campanha. Se for selecionada, Salvador será a primeira cidade brasileira a integrar a UNESCO Creative Cities Network no segmento musical, ao lado de Bogotá (Colômbia), Bologna (Itália), Brazzaville (República do Congo), Ghent (Bélgica), Glasgow (Reino Unido), Hamamatsu (Japão), Hannover (Alemanha), Mannheim (Alemanha), Seville (Espanha). O resultado da candidatura será divulgado em dezembro.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades comprometidas em investir na criatividade como uma propulsão para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo. A Rede engloba sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
A titulação, se obtida por Salvador, contribuirá ainda mais para o fortalecimento da cultura local, promoção internacional e incremento do desenvolvimento humano, social e cultural que já são impulsionados pela música na cidade. A expectativa municipal é que a chancela da UNESCO possibilite uma atração maior de investimentos no segmento da economia criativa e aqueça o turismo, uma vez que cidades criativas são consideradas destinos turísticos mais competitivos. (Márcia Brito Cunha)