Um debate com os professores Antônio Jorge Godi (UEFS), Paulo Miguez (UFBA), Milton Moura (UFBA) e Natália Coimbra de Sá (UNEB) marca o lançamento do site da pesquisa “Memórias do Reinado de Momo” nesta quinta-feira (17) a partir das 16h no Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória, 2340). O projeto “Memórias do Reinado de Momo: cordões, batucadas e escolas de samba no carnaval de Salvador” remonta a história dessas agremiações – organizações típicas da participação dos setores populares nos festejos e que praticamente desapareceram do cenário carnavalesco contemporâneo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é fortalecer a memória dessa festa que traduz tão intensamente a cidade de Salvador, sua história e seu povo.
A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva histórico-antropológica, foi coordenada pelo professor Paulo Miguez e pela doutoranda Caroline Fantinel e contou com a participação de estudiosos envolvidos na temática em questão. Os principais recursos utilizados foram a pesquisa documental (fotos e registros da imprensa), bibliográfica e entrevistas com participantes ativos dessas manifestações.
O projeto contou com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, através do Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo do IPAC.