Harlem, o tradicional bairro negro de New York abraçou a Brazil Week – Blog do Marrom

Harlem, o tradicional bairro negro de New York abraçou a Brazil Week

Harlem, o tradicional bairro negro de New York abraçou a Brazil Week

Semana do Brasil em NYC 2 Cecilia Kiki e Yla

Silvana e representante da Embratur

O famoso bairro novaiorquino do Harlem foi o local escolhido pela produção para a o segundo dia da  Brazil Week que está acontecendo em New York, criado e organizado por Silvana Magda. O evento começou com a abertura da exposição reunindo trabalhos dos artistas René Nascimento (Minas) Tony Paraná (Bahia), Antonio Oliveira Filho (Rio) e Verônica Martins (Pernambuco). Seguiu com uma apresentação de berimbau comandada por Kiki da Bahia. Silvana Magda e  Miguel Jerônimo, representante da Embratur expuseram  mais uma vez a importãncia da realização da Brazil Week . E o final foi com um pocket show de samba de roda, além do samba das Escolas do Rio de Janeiro e a mistura total que termina no Carnaval.Tudo isso com a Silvia Dance Co e Cidinha Oliveira & Manhattan Samba Band.

Semana do Brasil em NYC 2 platéia

Mas o grande momento da noite foi a palestra da historiadora e peodutora cultural americana Yla Eason. Falando em inglês ela deu uma aula de cultura, tradição, religiosidade e culinária brasileiras. Com enfoque para a Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas. Estados que estão presentes na Brazil Week levando um pouco do que eles tem de melhor. Yla falou sobre a festa da Boa Morte em cachoeira, do Maracatu de Pernambuco do reizado e das conbgadas de Minas Gerais e do samba carioca traduzido na beleza e explendor das Escolas de Samba.

Semana do Brasil em NYC 2 exiboção de capoeira

Semana do brasil em NYC 2 exibição de capoeira2

Ela abordou os diferentes aspectos da culinária como o acarajé na Bahia, o queijo coalho em pernambuco, a feijoada carioca e a saborosa comida mineira. E para finalizar comparou e explicou as diferenças entre os afrodescendentes que vivem nos Estados Unidos e os brasileiros. lembrando que, principalmente na Bahia, são conseravadas tradições que nem existem mais na África. E como não poderia faltar uma simpática baiana, Cecilia, com seu traje tipico recebendo os convidados e distribuindo as fitinhas do Bonfim. Que fazem sucesso em qualquer lugar do mundo. Para encerramento total, um buffet de petiscos doces e salgados da culinária brasileira assinado pelos mineiros residentes em New Jersey José e Suelen Moreira.

Semana do Brasil em NYC 2 exibição de capoeira3

Semana do Brasil em NYC 2 buffet

 

 

Fotos: Marcos Vasconcelos

Foto 1 – A historiadora Yla Eason

Foto 2 – Silvana Magda e Miguel Jerônimo

Foto 3 – Platéia americana atenta á palestra

Fotos 4, 5 e 6 – Exibição de capoeiristas e passistas