Uma das executivas mais bem sucedidas do Brasil a paulistana/baiana Flora Gil, casada com o cantor e compositor Gilberto Gil não para de trabalhar. Agora mesmo ela está envolvida em vários projetos como o Festival de São João, o Globo de Ouro Palco Viva 30 Anos de Axé, a turnê comemorativa dos 50 anos de amizade entre Gil e Caetano e mesmo o Carnaval ainda distante, ela já está planejando o seu badalado Camarote Expresso 2222. Nesta entrevista exclusiva ao Blog do Marrom ela fala um pouco de tudo. Confira:
Como estão os preparativos para a festas de São João que você, através do Expresso 2222, está organizando nas cidades de Salvador e Cachoeira?
Flora Gil – O Festival São João será em Cachoeira, os preparativos estão com força total, está ficando lindo. Infelizmente, nesse ano, o Festival não acontecerá em Salvador.
Por que o evento não será realizado em Salvador, mas apenas em Cachoeira? O que houve?
Flora Gil – O projeto foi pensado originalmente para as duas cidades, mas o Festival São João não pôde acontecer em Salvador porque as exigências da comissão de avaliação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia não permitiram que projeto fosse aprovado a tempo. Desta forma seguimos apenas com a cidade de Cachoeira. Uma pena, mas ano que vem tentaremos novamente trazer para Salvador.
E como será a festa em cachoeira. Qual a data e quais são as atrações?
Flora Gil – Faremos um Seminário no Cine Theatro Cachoeirano, no dia 05 de junho, composto por palestras e rodas de conversa trazendo diversos pesquisadores, educadores, gestores e artistas envolvidos nas festividades.No dia 06 de Junho, na praça da Câmara Municipal, acontece os Shows de artistas como Gilberto Gil, Cordestinos, Lucy Alves e Cicinho de Assis. Ambas atividades gratuitas e abertas a todos os públicos. Nosso intuito é contribuir com a discussão e reflexão sobre as diversas expressões e formas de apropriação cultural neste território, com foco nas festas populares e, em especial, na Festa de São João.
Além do São João você também está produzindo o Globo de Ouro Palco Viva – 30 anos de Axé. Como estão os preparativos?
Flora Gil – O Globo de Ouro Palco Viva – 30 anos de Axé é uma parceria do Canal Viva da Globosat com a Gege Produções / RJ. A ideia da Leticia Muhana, quando nos convidou, era a de ter uma produtora que, fosse diretamente ligada a cultura musical da Bahia. E tem sido delicioso trabalhar nesse projeto. Estamos muito animados.
Serão seis programas, com dez números musicais em cada um deles. Sessenta canções em média! No momento, estamos fazendo, em conjunto com o Viva, a curadoria das músicas e dos artistas, com encontros inéditos de cantores/compositores do axé. A gravação dos especiais será em agosto em Salvador e o Viva vai estrear a série em outubro. Estou adorando rever e ouvir toda aquela onda do Axé baiano novamente.
Outro grande projeto tocado pela Gege é a turnê de Gil e Caetano comemorando 50 anos? fale um pouco desse encontro que primeiro será mostrado fora do Brasil. E quando virá a Salvado?
Flora Gil – Gil e Caetano estão felicíssimos por estarem novamente juntos, comemorando os 50 anos de carreira. O convite veio da Italia do produtor Etore Careta e por isso a tourne começará na Europa. Faremos 18 shows em várias cidades; Paris, Londres, Bruxelas, Lisboa, Amsterdan, entre outras.
Após o exterior o Brasil está nos planos nas principais capitais incluindo o Salvador a cidade em que eles se conheceram. No momento eles estão em estúdio ensaiando o repertório de sucessos deles e de outros compositores. Possivelmente haverá alguma canção inédita composta especialmente para esse encontro.
O projeto é uma parceria da Gege e da Uns Produções, onde eu me ocupo dos shows e a Paula Lavigne dos produtos DVD e CD que certamente virão por aí.
O titulo da tourné já explica tudo :
Dois Amigos e Um Século de Musica [ roteiro completo : www.gilbertogil.com.br e nas redes sociais dos artistas]
Já está pensando no Carnaval de 2016? O que planeja para seu badalado Camarote?
Flora Gil – Mas já !!!! Que susto ler a palavra carnaval…Penso que já estou atrasada [ rs ] É muito trabalho, mas é prazeroso. A minha equipe trabalha praticamente 24h/24h pra que o camarote aconteça do jeito que a gente espera. Temos o compromisso da qualidade com os convidados e patrocinadores e isso faz com que a gente tenha ainda mais responsabilidade e atenção em todos os detalhes. Pra 2016 pensamos em focar nas Olimpíadas como tema da nossa festa. O Expresso 2222 já conquistou seu lugar na folia baiana e novamente foi o camarote que mais teve exposição na mídia. Que venha 2016 com mais um lindo 2222.