Novo desafio do Sambagola no Solar Boa Vista – Blog do Marrom

Novo desafio do Sambagola no Solar Boa Vista

Novo desafio do Sambagola no Solar Boa Vista

Sambagolá nova

O Sambagolá Orquestra Popular estreia no próximo domingo (12) o espetáculo ”Batatinha – O Cancioneiro”, a partir das 17h no Teatro Solar Boa Vista (Brotas). No repertório 20 das 33 canções do Cancionero/Songbook do genial compositor Oscar da Penha, o Batatinha (1924-1997), serão interpretadas com nova roupagem. Trata-se de um marco na história da Música Brasileira, já que pela primeira vez um sambista baiano é contemplado com um caderno de canções, através do projeto “Acervo Musical de Batatinha”.

Batatinha foi gravado por nomes como Maria Bethania, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alcione e Chico Buarque. O compositor teve cinco discos gravados: Batatinha e Companhia Ilimitada (1969); Samba da Bahia (1975), Toalha da Saudade (1976), Batatinha, 50 anos de Samba (1993) e Diplomacia (1997).

A Orquestra Popular Sambagolá é um coletivo composto pelos herdeiros do compositor Batatinha, Jorge (Bandolim) e Gabriel (Violão), além dos baianos Felipe Brandão (pandeiro) e Gabriel Campos (flauta); dos mineiros Gustavo Maia (Cavaquinho e Violão) e Lis Brasil (Percussão); do boliviano Danilo Martinez (trombone); da suíça Seraina Gratwohl (Violino); e do africano Prince Macauley (Percussão). Atualmente o grupo movimenta o Bar Toalha da Saudade, tradicional reduto da boemia baiana, com uma inspirada roda de samba às sextas e sábados, reverenciando o samba da Bahia e firmes no propósito de não deixar o nome do grande sambista Batatinha se apagar na memória do povo.