Um misto de alegria e nostalgia passeou solta nos rostos, nas músicas e nas ‘mamãe sacodes’. Assim foi a abertura da oitava edição do Sarau Du Brown, realizada na noite de ontem, no Museu du Ritmo, no Comércio. A nova temporada traz como grande homenageado os 30 anos da axé music. No palco principal, as performances do cacique do Candeal foram acompanhadas
pelas participações de Baby do Brasil, Sarajane, Luís Caldas, Armandinho e Gerônimo.
No domingo, o show de abertura ficou por conta do forrozeiro Del Feliz, que fez questão de colocar os presentes para dançar ao som do legítimo ritmo nordestino: o forró. Em seguida, a Companhia Nata de Teatro, de Alagoinhas, representaram um trecho do espetáculo “Exu, a boca do inferno”, numa perspectiva de quebrar os estigmas que envolvem – no Ocidente – o orixá senhor da comunicação, movimento e a vida. Logo em seguida, a estilista baiana Valéria Kaveski aproveitou a deixa do teatro para apresentar um desfile de moda inspirada nessa divindade africana.
Baby do Brasil – uma das pioneiras a comandar um trio – fez o público cantar e relembrar antigos sucessos como Menino do Rio, e chamou sua sucessora Sarajane, que não deixou ninguém parado com antigos sucessos como A Roda, Vale. Na oportunidade, Brown realizou a gravação do vídeo clipe da música Por Causa de Você para parabenizar a música baiana. Gerônimo e Armandinho deram continuidade à vibração com clássicos dos carnavais baianos. Luís Caldas encerrou a noite com os sucessos que marcaram a carreira que começou com a banda Acordes Verdes, no final dos anos 80. As próximas edições estão marcadas para os dias 28 de dezembro, 11 e 25 de janeiro, 08 de fevereiro e no sábado, logo após o Carnaval, dia 21. (Carmem Vasconcelos)
Foto: Betto Jr.