João Donato nasceu no Acre. Está comemorando oitenta anos de idade. Para marcar a data um seleto grupo se reuniu sábado (27), no balneário de Montreux, na Suíça francesa numa noite especial, no Auditorium Stravinski. Marcaram presença a maranhense Alcione, o carioca Jaques Morelembaum e os baianos Armandinho e Gilberto Gil. O resultado? uma noite memorável com música da melhor qualidade e uma vibração do publico que não se incomodou em pagar ingressos que custaram em média 100 francos suiços, mais ou menos R$ 270. Assinou a produção a baiana Jô Queiroz que mora há mais de dez anos em Montreux.
Coube ao grande instruementista Armandinho Macedo acompanhado da Brasil Live Montreux Band abrir o concerto batizado de Brasil Bossa & samba dentro do evento Jam Session de Montreux 2014. Quem conhece o baiano, filho do saudoso Osmar Macedo (um dos inventores do trio elétrico) sabe do que ele é capaz. E ele começou incendiando a platéia com seus grandes sucessos e dos do grupo A Cor do Som do qual faz parte.
Em seguida o anfitrião João Donato entrou em cena e começou a chamar seus convidados. Destaques para Jaques Molerembau e Gilberto Gil com o qual cantou clássicos feitos em parceria, a exemplo de Lugar Comum, A Paz entre outros. Depois Gil ficou só com a banda e fez um pequen/grande show com direito a Palco, Esperando na janela e Toda Menina Baiana.
Platéia quentissima para receber Alcione. A Marrom mandou ver. Um sucesso atrás do outro: Não deixe o samba morrer, Meu Ébano, Gostoso Veneno e por ai foi. Até chamar de novo, ao palco, GIlberto Gil, Armandinho e João Donato para o grande final com o sucesso Emoriô. Com direito a participação de um grupo de baianas. Valeu a pena atravessar o Atlântico.
Osmar Marrom Martins
* O jornalista viajou a Montreux a convite da produção do evento
Foto1 – João Donato e Gil
Foto2 – Gil, João Donato, Jô Queiroz e Alcione
Foto 3 – Gil e Alcione
Foto 4 – Alcione e as baianas
Foto 5 – Alcione Armandinho e Gil
Foto 6 – Gilberto Gil
Todas as fotos são de Renata Photos, exceto a de número 2 que é de Adriano Pinchemaille