Oficina Nacional de Dança – Blog do Marrom

Oficina Nacional de Dança

Oficina Nacional de Dança

Dança

O Espaço Cultural da Barroquinha recebe neste sábado 16 de agosto, às 20h, a Mesa de Abertura da 16ª Oficina Nacional de Dança Contemporânea, um espaço de diálogo sobre a memória deste evento que é considerado um marco para a pesquisa das linguagens artísticas no Brasil. O evento conta com a participação do grupo baiano Vozes Reveladas, sob regência do maestro Sérgio Souto.

A história da Oficina será retomada por Dulce Aquino, uma das idealizadoras do evento e professora do Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA); Marta Saback e Helena Katz, professoras da UFBA; Suki Vilas Bôas, doutora em Artes Cênicas e dançarina; e Leda Muhana, diretora da Escola de Dança da UFBA e diretora artística da Oficina. Antes da mesa, a partir de 19h, performances, instalações e uma mostra de videodança serão apresentadas na Praça Castro Alves, evidenciando a abertura do evento para as ruas. Entre as produções, merecem destaque o espetáculo Paradox, de Leda Muhana, e a Expo Memorial Oficina Nacional de Dança Contemporânea, instalação videográfica que compreende fotos, matérias de jornal, cartazes e outras mídias do projeto ao longo dos anos.

O primeiro final de semana do evento reúne outras atividades, que variam entre espetáculos, aulas públicas e encontros de formação. Nos dias 16 e 17 de agosto, de 8h às 18h, tem destaque na programação o Encontro de Educadores de Dança, realizado na Escola de Dança da UFBA e no Espaço Cultural da Barroquinha. O evento irá reunir profissionais para compartilhar experiências e discutir o cenário atual da dança, os desafios das práticas artístico-educativas e as políticas culturais e educacionais para a área.

Já no domingo, 17, às 9h, o evento realiza sua primeira aula pública, mediada pelo professor Guilherme Fraga, que ensinará dança de salão aos transeuntes do Dique do Tororó. O objetivo das aulas públicas é justamente estimular o cidadão comum, que não estuda ou trabalha com a dança, a praticar a atividade. Até o final da Oficina, serão realizadas oito aulas públicas, em espaços como o Mercado Modelo, Praça Dois de Julho e Farol da Barra. Ainda no domingo, serão apresentados os dois primeiros espetáculos da programação: “Louca”, de Gilsamara Moura, e “RepercuSons”, do Grupo Lunay/Nepcênico, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A programação da 16ª Oficina Nacional de Dança Contemporânea é integralmente gratuita e está disponível em http://cidadedadanca2014.com.br/.

Entre os dias 16 e 23 de agosto, a 16ª Oficina Nacional de Dança Contemporânea promove mais de 50 atividades gratuitas em 14 espaços públicos da capital baiana. ( (Adriana Santana)