A 16ª edição do Axé Brasil, que este ano volta às suas origens, será realizado na Arena Independência, sexta e sábado. Com o slogan Todos os Corações Num Só Ritmo, o maior festival de música baiana do país leva dez atrações de peso a Belo Horizonte, sendo cinco em cada dia. Na sexta, feriado municipal (Assunção de Nossa Senhora), se apresentam Ivete Sangalo, Tomate, Léo Santana, Durval Lelys e Saulo. No dia seguinte, sábado, é a vez de Claudia Leitte, Bell Marques, Psirico, Tuca Fernandes e Tchan. A expectativa é que o local se transforme em um grande caldeirão, principalmente pela proximidade do público com o palco, numa verdadeira festa de ritmo e cores. De acordo com Cláudio Martins, diretor da Trio Produtora, a expectativa é que cerca de 50 mil pessoas passem pelo evento, nos dois dias.
“O Axé Brasil possui seguidores em todo o país e, mesmo com a alteração da data de realização, os amantes do ritmo vão marcar presença nessa grande festa”, afirma. Tradicionalmente, o Axé Brasil acontecia no mês de abril, mas este ano, em função dos jogos da Copa e da série de ações programadas na capital, a organização do evento optou por realizá-lo no segundo semestre. “Em abril ou em agosto, a festa terá o mesmo brilho e o mesmo calor de sempre”, diz Emanuel Junior, diretor da DM Promoções. O Axé Brasil 2014 é uma realização da DM Promoções e da Trio Produtora.
O Axé Brasil 2014 marca a primeira apresentação em Belo Horizonte de três artistas que anunciaram a carreira solo em 2014: Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) Léo Santana (ex-Parangolé) e Durval Lelys (ex-Asa de Águia) – na verdade, é a primeira vez deles em formato solo em terras mineiras. O Axé Brasil também marca o retorno do grupo É o Tchan, que promete relembrar hits como Pau Que Nasce Torto, Tchan na Selva e Pega no Bumbum. Ao lado de Beto Jamaica e Compadre Washington estão as dançarinas Joyce Mattos e Elisângela Pereira.