Sexta-feira, 13 de junho de 2014, aniversário de minha irmã mais nova, Yeda. Primeiro jogo da Copa do Mundo em Salvador, na belíssima Arena Fonte Nova. E o jogo: Espanha X Holanda. Reedição da final da Copa de 2010 quando a Espanha sagrou-se campeã. Mas ninguém esperava que todos os santos e orixás conspirassem a favor da Laranja Mecânica como é conhecida a Seleção holandesa. Ali bem perto do Dique do Tororó, único legado que os holandeses deixaram aqui quando tentaram invadir Salvador há alguns séculos, o placar foi arrebatador: Holanda 5 X 1 Espanha . E de virada. Com direito a olé. E, apesar de Salvador ter, talvez, a maior colonia espanhola no Brasil, os baianos caíram de amores pelos holandeses. E Salvador se transformou numa verdadeira Amsterdam tropical (rs).
A Arena Fonte Nova estava linda. Lotada. Uma energia só. Torcedores do Bahia vestidos com a camisa tricolor juntos com os holandeses ajudavam a fazer a festa (ver imagem na matéria do jornal Nacional). Antes os holandeses tinham promovido a sua tradicional festa laranja onde a seleção joga. E fizeram o mesmo em Salvador. parecia um Carnaval fora de época. Uma multidão calculada em 3 mil pessoas nas ruas do centro histórico. Todas vestidas com a cor laranja. Uma festa. Como bem notou o carnavalesco Guto Brandão que mora em Brasília “Só faltou botar uma corda e um trio elétrico”, ai virava um blocão.
E em meio a toda essa festa, eu que estava torcendo abertamente pela Holanda desde o inicio (meu amigo Niltinho Simões que estava torcendo pela Espanha, virou a casaca depois que a Holanda fez 2 X 1), ainda tive o prazer de encontrar com Gilberto Gil, como todos sabem um de meus ídolos na música brasileira. Ele acompanhado de sua mulher, minha querida Flora Gil. E melhor ainda: em sintonia fina o casal também torcia pela Holanda. Pronto, o dia estava completo.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/06/holanda-vinga-derrota-de-2010-com-goleada-por-5-1-sobre-espanha.html