Os 45 anos do Apaxes do Tororó – Blog do Marrom

Os 45 anos do Apaxes do Tororó

Os 45 anos do Apaxes do Tororó

 

Apaxes - selo 45 anos

 

O carnaval de 2014 vai ser especial para o Apaxes do Tororó. Isso por que, o mais conhecido bloco de índio da cidade, completa 45 anos de história. Nessa trajetória, criação musical, inovação e resistência sempre andaram juntas.

O bloco, que desfilará no domingo, a partir das 18h30, no Circuito Osmar (Campo Grande), prepara uma serie de surpresas para o público nesse ano especial. Seu percurso promete chamar a atenção e estremecer a avenida – o Apaxes será acompanhado por 300 percussionistas, uma ala composta por 100 baianas e outra por 100 bailarinos. A Velha Guarda do Apaxes, composta por sambistas baianos de renome – como Almir Ferreira, Adelmo Costa, Arnaldo Neves, Jair Lima, Celso Santana e muitos outros, estarão à frente entoando os grandes sucessos que marcaram esses 45 anos.

Outra grande novidade fica por conta dos 300 índios que o Apaxes está trazendo para o seu carnaval. Três aldeias já confirmaram presença – Kiriri e Kaimbé, do norte do estado; e Pataxó, da região sul da Bahia. Essa atitude mostra, mais uma vez, o comprometimento do bloco com as questões indígenas. “Todo ano eles participam do desfile do Apaxes, já fazem parte da festa do bloco. Em 2014 estão vindo em maior quantidade por conta das comemorações dos 45 anos.” – explica o presidente, Adelmo Costa. Durante os dias de Carnaval eles ficarão alojados na sede do bloco. Neste local também comercializarão itens de produção própria, trazidos das suas aldeias de origem. Todos estão convidados a visitá-los! (Caroline Fantinel)