A Frente em Defesa da Oficialização do Circuito Mestre Bimba da Câmara de Salvador, presidida pela vereadora Fabíola Mansur (PSB), e a Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina abrem, nesta quarta-feira (26), às 15h, o carnaval do bairro. Na ocasião será feita uma coletiva de imprensa. Em sete dias de folia, cerca de 30 mil pessoas circulam pelas ruas do bairro. Este ano, por causa da gestão da Frente, todo o circuito foi asfaltado, recebeu iluminação, banheiros químicos, além de policiamento ostensivo, das 9h às 2h até o dia 4 de março. No circuito Mestre Bimba, vão se apresentar nos sete dias 29 agremiações entre bandas de axé, pagode, samba e bloco infantil. Também fazem parte da Frente os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Cláudio Tinoco (DEM).
O carnaval que contempla os moradores do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho existe há dez anos, mas sem apoio do poder público. Tudo sempre foi custeado pela comunidade. “Tornar oficial uma atividade como esta que já foi elevada pelo povo é sem dúvida garantir a sua realização qualificada a cada ano por meio do compromisso protetor do estado em relação às culturas de identidade que surgem da inteiração direta dos indivíduos com a natureza, seu ambiente e as expressões culturais”, ressalta Fabíola.
Em janeiro deste ano, o circuito mestre bimba foi reconhecido pelo Conselho do Carnaval e por uma comissão de vereadores, que se reuniram duas vezes e formaram a Frente em Defesa do Carnaval do Nordeste de Amaralina. A frente é formada por Fabíola Mansur, Sílvio Humberto e Cláudio Tinoco. Mestre Bimba foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional. (Cíntia Kelly)