Muita emoção marcou neste sábado (22) a despedida de Bell Marques do Chiclete com Banana, cantando num grande evento em Salvador. A festa foi o tradicional Ensaio Geral do Bloco Camaleão que reuniu caravanas de todo país com fãs que vieram se despedir do grande ídolo.
Emocionado Bell falou pouco, mas fez o que mais sabe fazer: cantar e realizou um retrospecto da carreira, revivendo os grandes sucessos da banda.
No palco quem falou foi o tecladista Vadinho Marques, que no final do show, antes da última canção se dirigiu ao grande público dizendo que “a vida é como o mundo e está sempre girando. Agora Bell vai partir para construir uma nova história e nós do Chiclete com Banana também vamos recomeçar porque a vida que segue”, lembrando o título da música já gravada por Rafa Chaves, que assume o vocal da banda no lugar de Bell.
Aliás, Bell não falou no palco e nem, nos camarins. Pediu desculpa aos jornalistas alegando cansaço e também muita emoção, mas recebeu vários amigos que foram lá para abraçá-lo. Entre eles Ricardo Sangalo, Everton Visco, o cantor Tomate, Tinho Albuquerque e Dolfo Nery.
No outro camarim Vadinho fez questão de abrir as portas para o pessoal de imprensa e falou desse momento de transição. “Ainda falta o Carnaval. Esse foi o último grande show de Bell no comando do Chiclete na Bahia, mas ainda vamos se apresentar no Camarote Salvador e no Nana Banana e Camaleão. Depois Rafa assume a banda e iniciamos um novo projeto”.
Vadinho fez questão de deixar claro que esta fase de transição está sendo tranquila e que Rafa não vem para substituir Bell. “Trata-se de um garoto novo, um cantor de grande potencial que sempre foi chicleteiro e que vai nos ajudar neste momento e também construir sua história. Bell vai seguir a vida dele e nós vamos manter as nossa com a mesma pegada que sempre encantou o folião”.
A estreia de Rafa no comando do Chiclete será em Brasília. Inicialmente o show seria no dia 15 de março, mas houve uma alteração e pode ser nos dias 22 ou 23, mas está confirmada a presença da banda no Axé Brasil, um dos maiores eventos da música baiana que acontece em Belo Horizonte. “Os contatos estão sendo feito, temos shows programados já até julho em várias capitais. Vamos cantar também em Feira de Santana e outras cidades da Bahia”, disse Vadinho.
Somente como ficará a participação do Chiclete no próximo Carnaval Vadinho evitou responder. “Acho que tem espaço para Bell e também para o Chiclete com Banana, mas não sentamos ainda para conversar com os meninos do Camaleão e Nana Banana”. Sobre o próximo Ensaio Geral quando perguntado se em 2015 pode ter shows do Chiclete e também de Bell, ele apenas sorriu e disse: “ quem sabe ”.
Abertura – O Ensaio Geral marcou oficialmente a abertura do Carnaval de Salvador. Mais de 15 mil pessoas curtiram a grande prévia carnavalesca. A festa foi aberta pela Banda Oito7Nove4 e depois do Chiclete teve Timbalada fechando a noitada em grande estilo.
O Ensaio Geral promovido pela Central do Carnaval já se transformou no grande evento do verão baiano e reuniu muitos turistas que chegaram mais cedo para a folia de Salvador. A despedida de Bell Marques do Chiclete inclusive atraiu mais foliões de outros estados e era fácil identificar muitas caravanas com faixas de Aracaju, Recife, Fortaleza, Natal, Brasília, Rio, São Paulo e Belo Horizonte, além do interior baiano com Feira, Conquista, Cachoeira, Conceição da Feira e Itabuna.
Tudo transcorreu num clima de grande tranquilidade. A segurança foi perfeita com homens civis e militares trabalhando. A estrutura da festa mostrou o profissionalismo do pessoal de produção da Central do Carnaval, liderada pela dupla Luciene Maia e Daline Martins. Os diretores Adolfo Nery e Geraldo Albuquerque foram bastante felicitados porque tudo transcorreu realmente sem problemas.
Os fãs puderam matar saudades de canções como Eu Vou Voar Atrás desse Amor, Se me chamar eu vou, Meu cabelo duro é assim, Voa Voa, Tiete do Chiclete, Vumbora amar, Meu bem quero te amar, 100% você, dentre outros. “Foi um show inesquecível para ficar marcado na memória de toda nação chicleteira”, disse a advogada Ana Paula Calazans, bastante emocionada, ainda lamentando a saída de Bell Marques do Chiclete com Banana. (Antonio Luiz Diniz)