Flora Gil, 53 anos, está organizando o badalado Réveillon da capital baiana. Serão quatro dias de festa – de 29 de dezembro a 1º de janeiro de 2014 -, na Praça Cayru, reunindo nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Anitta, Claudia Leitte, Saulo, Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Aviões do Forró e Daniela Mercury.
Produtora e empresária sempre ligada à música, agora ela passa a atuar no cinema ao lado de Andrucha Waddington (Eu Tu Eles). Em entrevista ao CORREIO, ela fala da festa e de seus próximos projetos, incluindo o disco inédito de Gil.
Quando o CORREIO noticiou, com exclusividade, os shows do Réveillon, muita gente não acreditou. Chegaram a insinuar que você tinha desistido do evento por falta de patrocínio. Agora, que tudo se confirmou, como surgiu a ideia de fazer a festa e como conseguiu viabilizá-la?
Salvador terá uma linda festa pra comemorar a passagem de ano. A questão do patrocinio é uma parte muito importante e delicada de todo o processo de produção. A maioria das cidades brasileiras que festeja a virada do ano busca o apoio de empresas privadas. O mesmo acontece este ano com a festa em Salvador. O evento é da prefeitura, com o apoio do governo do estado, cerveja Schincariol e Coca-Cola.
Como foi que você chegou aos nomes dos convidados? Que critério usou para a seleção?
Conciliar as agendas dos artistas disponíveis para fazer o show de final de ano foi uma batalha. Queríamos muito fazer Gil, Ivete e Caetano, como foi feito no programa de televisão ano passado na Globo. Ivete queria muito participar desse evento, mas, infelizmente, ela já estava com a data comprometida. Então pensamos em fazer com Marisa Monte, mas teríamos que ter muitos ensaios, novo repertório, nova direção musical, e a disponibilidade de datas dos três artistas. Para a grade geral dos artistas, passamos a alinhar com o prefeito ACM Neto e com o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani.
E a parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador? Como está sendo e quem faz o quê?
O trabalho é compartilhado entre nós. E nossa querida Eliana Dumet, com toda a sua experiência, mobiliza as equipes ligadas à prefeitura, ajuda extraordinariamente a minha equipe de trabalho. E, finalmente, com segurança e equilíbrio, chegamos a produção desse evento de tal magnitude. Afinal, teremos 18 shows na Praça Cayru pra comemorar a passagem do ano, garantindo, inclusive, a presença de Daniela Mercury com seu show no primeiro dia do ano.
Além de ser casada com Gil, sua ligação com a Bahia inclui a realização de vários eventos. Incluindo a organização do camarote Expresso 2222. Como será o camarote em 2014 e quais artistas serão convidados para a Varanda?
Vamos fazer nosso camarote Expresso 2222 como sempre, com muita alegria e dedicação. Em 2014 irei fazê-lo no antigo endereço, onde era o camarote de Ivete Sangalo. Teremos a nossa generosa Varanda Elétrica e, com certeza, muitos cantores estarão lá pra alegrar os convidados e o folião pipoca. Preta Gil comandará o palco em três noites. O tema será Esporte e queremos trazer pra a decoração do camarote o esporte em geral, já pensando nas Olimpíadas 2016, mas, claro, passando também pela Copa do Mundo 2014.
Além do camarote, o que você está planejando para o Carnaval do próximo ano?
Para 2014 estou com o ano apertado de costura (risos). Gil lançara o novo CD Gilbertos, que é uma homenagem a João Gilberto. Uma releitura de algumas canções que foram gravadas por ele. E esse novo trabalho vem seguido de shows pelo Brasil, USA e Europa. Como muitos sabem, Gil é louco por futebol e quer estar na medida do possível em todos os jogos. Ao mesmo tempo, recebi um convite do diretor Andrucha Waddington para trabalhar com ele no longa- metragem O Juizo Final, com roteiro da Fernanda Torres. E ainda com Andrucha, sigo na produção de um lindo documentário sobre André Midani – do vinil ao download, com depoimentos de muitos cantores sobre a MPB e suas incríveis histórias.
Você e Gil têm casa no Rio de Janeiro e Salvador. Certa vez, Gil falou em voltar a morar de vez na capital baiana. Esse desejo está próximo?
Eu amo a Bahia. Tenho vontade de morar em Salvador. Gil também tem vontade de ficar mais tempo. O problema maior é que a estrutura de nossas vidas está toda voltada aqui no Rio de Janeiro. Mas planejo uma redução de trabalho, tanto para mim como para ele, e a partir disso a questão de viver mais tempo na Bahia certamente ficará mais viável pra nós.
Como foi o seu envolvimento com o movimento Procure Saber, que envolveu grandes nomes da MPB e resultou em muita polêmica sobre a questão das biografias não autorizadas?
O Procure Saber resultou, e espero que continue resultando, em muita coisa benéfica para a comunidade da música no país: no campo do direito autoral, das relações de trabalho, da mobilização de artistas, produtores e demais setores envolvidos com as muitas atividades do universo do entretenimento. O Procure Saber vem cumprindo um papel importante para a modernização necessária nessa área.
Entrevista publicada na edição do CORREIO de domingo 22