O batalhador Edil Pacheco está comemorando. O Dia do Samba que ele vem realizando com tanto carinho e muito esforço, agora foi abraçado pela Prefeitura Municipal de Salvador. Para a edição deste ano, que passa a se chamar Festival do Samba, foram confirmadas as apresentações de Paulinho da Viola, Elza Soares, Roberto Mendes, Riachão e É O Tchan. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, em coletiva na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. A primeira edição do festival, que vai acontecer no Santo Antônio Além do Carmo nos dias 29, 30 e 1º de dezembro, será realizado pela Prefeitura e tem como objetivo marcar a comemoração do Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, assim como fortalecer o gênero musical, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade. A expectativa é atrair entre 25 mil e 30 mil pessoas por dia.
Programação
Na sexta-feira (29), o primeiro dia de apresentação, o evento vai ser aberto pelo o maestro Letieres Leite, às 18h, na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. Ele vai bater um papo com a comunidade sobre a importância do Samba. A partir das 19h, o grupo Canto da Praça se apresenta no palco Sete Cordas, seguido do Grupo Botequim, que convida ao Palco Batatinha Walmir Lima e Roque Ferreira. Para fechar a noite, Elza Soares cantará clássicos do samba.
No sábado (30), as atividades começarão mais cedo, a partir das 14h, e terá atração para as crianças. No Palco Sete Cordas, irão se apresentar Narizinha, Canto da Praça e Samba Sovaco da Cobra. Já no Palco Batatinha, as atrações começam a partir das 18h, com o Grupo Samba Candomblé de Angola. Roberto Mendes e Riachão às 20h. E É o Tchan e Edil Pacheco finalizam o dia com apresentação a partir das 22h.
No domingo (1º), as apresentações serão a partir das 13h, com Samba do Gia, Samba Chula de São Braz e, às 16h, o grande show de Paulinho da Viola. Para o encerramento do festival está programado o Arrastão do Samba de Hoje a Oito.