Coletivo Pelourinho/Olodum. – Blog do Marrom

Coletivo Pelourinho/Olodum.

Coletivo Pelourinho/Olodum.

 

Escola Olodum

 

Coletivo Pelourinho/Olodum é o nome do  programa que a  Solar BR Coca-Cola, franqueada da Coca-Cola no Nordeste, Mato Grosso, partes de Tocantins e de Goiás, inaugura amanhã terça-feira (22)  às 17 h. Desenvolvido em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, o projeto foi pioneiro no país por representar uma inovação no modelo de tecnologia social com o diferencial de encaminhar os jovens para o mercado de trabalho, e propiciar o desenvolvimento das comunidades de baixa renda. No Brasil, o Coletivo está presente em 134 comunidades, em 15 estados do país. Em toda a área de atuação da Solar existem 36 Coletivos, que vem proporcionando qualificação nas áreas de Varejo, Empreendedorismo e Logística/Produção. A maior parte está concentrada na Região Nordeste, com 34 Coletivos (oito no Ceará, doze em Pernambuco, seis em Alagoas, oito na Bahia), além de dois em Mato Grosso. Os oito Coletivos da Bahia já formaram, em dois anos, quase quatro mil jovens, com empregabilidade de cerca de 15% , através de parcerias com empresas.

 

O Coletivo Pelourinho/Olodum nasceu da parceria firmada entre a Solar/ Instituto Coca-Cola Brasil e a ONG Escola Olodum, que possibilitou a implantação do Projeto dentro do Pelourinho. A expectativa é que 450 jovens sejam formados anualmente somente no Coletivo Pelourinho/Olodum e que 30% consigam uma vaga no mercado de trabalho após o seu término, possibilitando o aumento da renda familiar desses jovens em até 40 %.

 

 

“O objetivo da Solar Coca-Cola com o programa é fomentar o negócio, o empreendedorismo nas comunidades selecionadas e a busca pelo primeiro emprego formal desses jovens, gerando qualificação na educação. A iniciativa promove ainda a inclusão e o desenvolvimento social na região”, destaca a Gerente Corporativa de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Solar BR, Deraldina Ramos.