Chicleteiro de carteirinha, o cantor e compositor Rafa Chaves, 27 anos, jamais imaginaria que, um dia, fosse fazer parte de uma de suas bandas preferidas: Chiclete com Banana. E foi justamente o que aconteceu. Na noite da segunda, como foi divulgado com exclusividade no Blog do Marrom, foi revelado que o atual vocalista da Via Circular – de onde saiu Levi Lima para o Jammil – passou a ser o mais novo componente da banda. Ele vai ocupar os vocais no lugar de Bell Marques, que partiu para carreira solo. A notícia foi confirmada, ontem, numa nota no site oficial da banda.
Sabendo que as comparações com o ídolo e ícone da axé music Bell Marques serão inevitáveis, Rafa fez questão de deixar bem claro sua posição: “Em nenhum momento, a gente pensou em caráter de substituição. Desde a primeira reunião que tivemos fui convidado para ser o novo integrante do Chiclete com Banana. Como chicleteiro, me sinto honrado”, explicou.
Apesar de ser pouco conhecido da nação chicleteira, Rafa, no entanto, já vem ralando desde cedo. Primeiro, com a banda pop Soul Grau, onde ficou dos 17 aos 22 anos. Em seguida, assumiu a São Ninguém, em Fortaleza, quando ficava na ponte aérea entre a capital cearense e Salvador. Até que recebeu o convite para comandar a Via Circular, com a qual gravou a música autoral Deixa Brotar, que está tocando nas emissoras de rádio.
Em paralelo, Rafa desenvolve um trabalho que gosta muito e pretende conciliar, mesmo quando entrar na roda viva de shows do Chiclete. É a Confraria da Música, projeto que tem como objetivo reunir amigos, músicos e artistas em uma confraternização musical dos companheiros de profissão. Além de Rafa, fazem parte da Confraria os cantores e compositores Alex Góes, Alvinho Pinho e Eva Cavalcante. Eles começaram a se apresentar na noite baiana em abril de 2011. Há momentos em que todos cantam juntos e também momentos solo de cada integrante. A notícia, aliás, repercutiu bem entre seus companheiros, que mandaram mensagens positivas.
Para muitos, a escolha de Rafa não foi surpresa. Em meio às especulações que incluíam os nomes dos cantores Kil, da Patchanka, e Kiko, da Chicabana, o nome de Rafa Chaves sempre foi considerado o mais forte. Até que Wadinho Marques e Rey Gramacho, sócios da banda, em conversa com todo o staff do Chiclete, bateram o martelo pelo nome do artista.
A partir de agora, Rafa começa a trabalhar intensamente, ensaiando o repertório e criando músicas novas para mostrar logo depois do Carnaval, quando entrará em campo. “Quero mostrar meu trabalho, minha verdade. Estou muito feliz, porque as pessoas que me convidaram acreditam no meu potencial”, disse o cantor. Rafa Chaves também participou durante 45 minutos do telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, onde cantou e falou sobre esse novo desafio em sua carreira.
Osmar Marrom Martins
Foto: Marina Silva
Matéria publicada na edição impressa do CORREIO desta quarta-feira (16 de outubro)