Mudanças no Carnaval – Blog do Marrom

Mudanças no Carnaval

Mudanças no Carnaval

comissaocarnaval

Vice-presidente da Comissão Especial do Carnaval, da Câmara Municipal,  O vereador Claudio Tinoco propõe mudanças na composição das instituições e entidades com assento no órgão. Entre as substituições estão a da Federação dos Clubes Sociais da Bahia pela Associação Baiana dos Camarotes; da Associação de Cronistas Carnavalescos pela Associação Baiana de Imprensa (ABI); do proprietário de Trios Elétricos Independentes por proprietários de Equipamentos de Som, Trios Elétricos, Iluminação e Infraestrutura; e da Polícia Civil pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). “Já as exclusões seriam a representação dos blocos de índios e da Secretária Estadual de Saúde (Sesab).

Além disso, o Comcar passaria a ter representantes da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), da Associação Brasileira de Entretenimento – seção Bahia, da Associação Baiana do Mercado Publicitário e dos Conselhos Comunitários Regionais”, afirma. A proposta faz parte do relatório final sobre o seminário “Panorama Carnaval de Salvador” apresentado pelo edil aos membros da Comissão Especial do Carnaval da Casa.

Tinoco declarou ainda que todos os membros deverão ser nomeados, após indicação oficial pelos órgãos e entidades, por ato do prefeito no Diário Oficial do Município (DOM) e a mesa-diretora eleita terá mandato de dois anos sem reeleição. O democrata também sugere a criação do Fundo de Desenvolvimento do Carnaval e a definição da ordem do desfile com pesos diferenciados para antiguidade (data de fundação da entidade), tradição (frequência de desfiles originais da entidade), qualificação (avaliação de desempenho pela Comissão de Ética do Comcar) e voto popular (através de nota pelo site oficial da festa momesca ou pesquisa no período carnavalesco).

“Fica proibida a comercialização entre particulares de vagas na fila e ainda qualquer alteração na composição da pessoa jurídica ou no nome fantasia da entidade carnavalesca deverá ser submetida previamente para anuência do Comcar e do Município, que poderá cobrar uma taxa ou preço público específico de transferência”, explica o democrata, ressaltando ainda a criação do Museu do Carnaval e do concurso para a escolha do tema e da marca da festa momesca. “A nossa sugestão é que o tema do próximo ano fosse ‘Pipoca na Avenida’, uma homenagem ao folião”, completa Tinoco.
Foto: Valdemiro Lopes – CMS