Depois dos EUA Brazilian International Press Awards vai para o Japão – Blog do Marrom

Depois dos EUA Brazilian International Press Awards vai para o Japão

Depois dos EUA Brazilian International Press Awards vai para o Japão

Carlinhos Brown em Fort Lauderdale 2013 - vera Reis

Apenas com um banquinho e  um violão o cantor, compositor e instrumentista baiano Carlinhos Brown fez um pocket show de encerramento da 16 edição do Brazilian International Press Awards, realizada na noite de sábado (4), no Teatro Parker Playhouse, em Fort Lauderdale, Florida (EUA). Bastante aplaudido, o cacique do Candeal,/ recebeu o Lifetime Achievement Award, pelo conjunto da obra.  Ela estava acompanhado da namorada Andreia, cantou e tocou sucessos como Velha Infância Colorida, Magamalabaris, o clássico Asa Branca de Luiz Gonzaga e Ashansu , com a qual encerrou a apresentação: “Eu não posso sair antes de cantar essa música para Omolu”. Feliz  com o prêmio, Brown elogiou os outros artistas que também receberam o troféu como a atriz Claudia Abreu e mandou uma mensagem para os brasileiros que moram nos Estados Unidos:

“Eu acho que o Brazilian Press Awards é uma festa do nosso mundo autoral miscigenado que é a comunidade brasileira. E quando minha patria, mesmo longe, me escolhe e me premia, maior é a minha responsabilidade de levar a música e agradar ao publico brasileiro onde ele estiver”.
Criado e dirigido pelo jornalista baiano Carlos Borges que reside há muitos anos nos Estados Unidos, o Brazilian International Press Awards se transformou na mais importante premiação para brasileiros no exterior. “O Brasil que vem sendo “redescoberto” pelo mundo é não mais como uma promessa futura, mais uma sólida realidade, aqui e agora”, explicou Borges. Ele não escondia a felicidade com a festa este ano por reunir grandes talentos como a atriz e cantora Bibi Ferreira, 90 anos que não pode comparecer e recebeu o prêmio em Nova York. Também, prossegue Borges “O gênio da Word Music,  Carlinhos Brown, e  uma grande estrela da nova geração da TV, Cinema e Teatro, a atriz Claudia Abreu. Sem falar no artista plástico pernambucano Romero Brito”.
Claudia Abreu em Fort Lauderdale 2013 - Vera Reis
A festa teve inicio äs 20h (21h no Brasil) intercalando números musicais com a premiação . Nesta ediçao os baianos se destacaram. O cineaste Daniel Burity  que reside desde 2007 em Nova York ganhou na categoria video, retratando os músicos independentes que tocam nas ruas de NYC.  Daniel  é filho de Jose Augusto Buruty que durante anos foi diretor da Fundaçao Cultural do Estado da Bahia  e Teatro Castro Alves.  A baiana Silvana Magda, que também mora em Nova York, ganhou o prëmio na categoria evento cultural pela sua Lavagem na Big Apple. O coreógrafo e professor da Universidade de Miami, Augusto Soledad, levou o troféu  na categoria Dança com o seu grupo BrazzDance. E fechando a lista, o Cacique Carlinhos Brown.
Romero Brito em Fort Lauderdale 2013 - Vera Reis
Outra artista bastante  aplaudida foi a atriz Claudia Abreu. Ela recebeu o  Preformance Awards, por sua brilhante  carreira, com a direito a um video surpresa  montado pela Rede Globo relembrando os grandes momentos de sua carreira. Ela agradeceu disse que começou na TV com 16 anos e se sentia lisongeada com o reconhecimento de seu trabalho.  Além do Press Award também foi realizado, simultaneamente,  durante a semana, o seminário Focus Brasil. Os dois eventos formam um circuito de eventos internacionais de promoçao brasileira. A próxima  etapa acontece no Japão nas cidades de Hamamatsu e Tóquio de 12 a 19 de julho. Os eventos levam a assinatura da Fundaçao Focus Brasil.
carlinhos brown recebendo o premio em Fort lauderdale 2013 - vera Reis
Fotos: Vera Reis
* O jornalista Osmar Marrom Marins  viajou a Fort Laurdadele, a convite da organização do prêmio.