Criador do Festival de Jazz de Montreux, Claude Nobs, de 76 anos, morreu nesta quinta-feira (10) em Lousane na Suíça, depois de ficar em coma durante algum tempo, em consequencia de uma queda que tomou quando praticava esqui. Apesar de inicialmente ser um evento de Jazz, O Festival de Montreux cresceu tanto que abriu espaço para os mais diversos generos musicais: rock, pop, MPB, reggae, e até o axé e o pagode ganharam espaço.
Na Noite brasileira se apresentaram Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elis Regina, João Bosco, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Alceu Valença, Hermetho Pachoal entre outros. Da Bahia Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Eva, Asa de Águia, Banda Eva, Timbalada, Banda Mel, É O Tchan, Chiclete com Banana, Ara Ketu, e muito mais.
Tive a oportunidade de conhecer Claud Nobes, apresentado pelo empresário Daniel Rodrigues que até hoje continua levando artistas do Brasil e da Bahia em especial. A Noite Baiana era uma das mais disputadas e os ingressos acabavam rapidamente. Até que há quatro anos a noite foi extinta devido a problemas envolvendo prostitutas que começaram a causar tumultuo no dia da apresentação das bandas de pagode.
Um dos shows mais comentado entre os baianos foi o enecontro entre Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes. A pedido do próprio Claud em 2005. Que eu tive o prazer de assistir.