Chama-se Um Comunista, a música que Caetano veloso faz homenagem a Carlos Marighella e estará no novo CD do artista que será lançado ainda este ano. A revelação foi feita pelo escritor Mario Magalhães que escreveu o livro Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo (Cia das Letras). Veja o que ele postou no face:
“Segredo revelado: o disco de Caetano Veloso que sai ainda neste mês traz uma canção inédita sua inspirada em Carlos Marighella. Intitula-se “Um comunista”, como Caetano me confidenciou minutos atrás na Livraria da Travessa/Leblon, no Rio. Ele me autorizou a divulgar a novidade. No debate, com o pequeno auditório lotado, tive a chance de ouvir o grande Jorge Mautner cantando à capela, contando histórias e compartilhando suas lições.
“Mautner falou sobre os vínculos de artistas com a política, especialmente durante a ditadura militar. Tratei das conexões de Marighella com a arte e a cultura quando era militante do PCB e da ALN. Quando eu mencionava a guerrilheira Maria de Lourdes Rego Melo, chegou Caetano, seu antigo colega na faculdade de filosofia na Bahia. Lurdinha, quadro da ALN, convidou-o para colaborar com a luta armada, o que nunca veio a ocorrer _como Caetano recordou brevemente ao microfone.”
“Coincidência: Caetano e Mautner são filhos de Oxóssi. Marighella também era, conforme revela a biografia recém-lançada. A foto abaixo registra minha alegria por estar com essa dupla tão bacana. Viva Oxóssi! MM (Crédito da foto: Fernanda da Escóssia, embevecida com Caetano…)