A temporada 2012 do programa “Viver com Fé” (canal fechado GNT) chega ao fim com um convidado especial. Cissa Guimarães entrevista Gilberto Gil, que completa 70 anos um dia antes da exibição da entrevista. O programa vai ao ar quarta-feira (27) às 21h30.
Sobre o tema, Gil revela: “tenho fé na vida. É a única coisa que a gente tem para acreditar propriamente. Ela está aí, nos cerca”. Ele ainda conversou com a apresentadora sobre a perda do filho, Pedro Gil, num acidente de carro em 1990. “Por ele que se foi, no caso dos nossos filhos, por exemplo, nós queremos continuar vivendo.”
“Depois de um tempo, a fé vira um pouco aquilo que está na minha música ‘Andar com Fé’. Mesmo para quem não tem fé, ela costuma acompanhar, pelo sim, pelo não”, comentou Gil. Gil é autor do tema de abertura do programa, para o qual gravou uma versão acústica. Durante a entrevista, assumiu recorrer a diferentes tipos de fé dependendo do momento: “rezo de vem em quando o Padre Nosso, faço também saudações dos orixás”.
Gil também acredita que, atualmente, Deus não é mais Pai, e sim, Irmão. “Aí você entra na dimensão da fraternidade divina”. Para o entrevistado, a fé é o gosto de viver. “Ela está viva e sã. Mas, também, está para morrer, triste, na solidão”.
Através do link http://gnt.globo.com/viver-com-fe/noticias/Gil-sobre-perda-do-filho—Por-ele-que-se-foi-e-que-eu-quero-seguir-vivendo-.shtml é possível conferir um trecho do programa.