O ano de 2012 será marcante na carreira de Armandinho Macêdo. Filho do saudoso Osmar Macêdo e herdeiro da tradição do som do trio elétrico (genial invenção de Dodô e Osmar), o músico que inventou a guitarra baiana está com vários projetos no forno a serem lançados no segundo semestre.
A começar pelo CD ao vivo chamado Guitarra Baiana, com músicas instrumentais – exceto uma, que é cantada, Guitarra da Terra, feita em parceria com Moraes Moreira. Gravado no Teatro Rival (Rio de Janeiro), com a participação de Davi Moraes, o disco reúne um time de primeira, como o músico americano Stanley Clark. “Essa gravação aconteceu durante a apresentação que eu fiz com ele na Praia do Forte. Aproveitei e coloquei no CD”, revelou Armandinho, em conversa com a Coluna. Outra participação festejada é do maestro pernambucano Spok, da famosa Orquestra de Frevo de Recife. Também tem o violinista francês Nicola Krassic.
Armandinho também fala com carinho do álbum Encontros de Trio, uma parceria com Durval Lelys, vocalista do Asa de Águia e espécie de irmão do artista. Afinal, a família Macêdo e a família Lelys sempre tiveram um bom relacionamento. Para esse trabalho, Armandinho e Durval fizeram as músicas e convidaram vários artistas para colocar a letra. Entre eles estão Luiz Caldas, Manno Góes, Alexandre Peixe, Carlinhos Brown e Gilberto Gil. “O Gil brincou comigo: ‘é clube do Bolinha, não tem mulher?’. Aí, a gente tá vendo uma cantora para convidar”, comentou, aos risos.
Em paralelo a esses projetos, Armandinho ainda arranjou tempo para realizar shows fora do Brasil. Acompanhado de sua banda instrumental (que não é a Dodô & Osmar), ele embarca terça-feira
para a Espanha, onde fará apresentações na Astúria e em Madri.
Em setembro, o baiano vai para Nova York, nos Estados Unidos. Lá, será uma das atrações da Lavagem de Nova York, organizada pela baiana Silvana Magda e o mineiro Edilberto Mendes. Também deve participar do Brazilian Day, dirigido por João de Mattos, tocando o Hino do Brasil. E, para coroar tudo, tem o Carnaval 2013, cujo tema será a Guitarra Baiana. Viva Armandinho!