Unidos pelo Carnaval – Blog do Marrom

Unidos pelo Carnaval

Unidos pelo Carnaval

A greve dos policiais ocorrida este ano, há duas semanas do Carnaval, e as consequências que trouxe para a festa bateram fundo no chamado trade da folia baiana. O Carnaval aconteceu, muitos amargaram prejuízo e o sinal vermelho logo se acendeu. Isto serviu para acelerar a antiga ideia de se criar uma entidade que agregasse todo o segmento da folia. Ideia posta em prática ontem, durante um café da manhã, no Bahia Othon, em Ondina, quando foi lançada a pedra fundamental da Febahia – Federação do Entretenimento da Bahia.

O mote inicial da reunião foi homenagear e agradecer aos chamados atores públicos e privados que colaboraram com a campanha O Carnaval é Meu, É Seu, É Nosso, criada às vésperas do Carnaval deste ano, para garantir a realização da festa, ameaçada pela greve. O surgimento da Febahia não significa, como chegou a se especular, o fim das outras associações, como fez questão de esclarecer o presidente da ABT – Associação de Blocos de Trios, Fernando Boulhosa: “A Federação vai englobar todas as associações, cada uma com suas características. Estamos nos unindo para ficarmos mais fortes e podermos enfrentar momentos como o da greve, que causou um grande prejuízo”. Escalado para falar em nome do trade, o empresário e sócio do Eva, Ricardo Martins, reforçou as palavras de Boulhosa: “Tudo o que aconteceu gerou uma união como nunca se tinha visto. No auge da crise, chegou-se a pensar em cancelar o Carnaval da Bahia, o que seria um desastre. Mas, agora, vamos discutir profundamente o mercado de entretenimento”, ressaltou.

Para tanto, o trade do entretenimento criou uma comissão, representada através do Comcar – Conselho do Carnaval, do qual Boulhosa é presidente; o jornalista e produtor Andrezão Simões, da APA – Associação de Produtores de Axé da Bahia;  Paulinho Góes, da Premium; e Ricardo Cal, da Oquei Entretenimento. Também autoridades como o prefeito João Henrique; o vice-prefeito, Edvaldo Brito; o secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, representando o governador Jaques Wagner; o presidente da Saltur, Claudio Tinoco – que está se despedindo do cargo – e o seu sucessor, o músico e produtor Jonga Cunha, confirmado de público pelo prefeito. (Osmar Marrom Martins)

Fotos: Marina Silva

Matéria publicada na edição impressa do CORREIO  desta quinta-feira (29)