Os sotaques baiano, mineiro, carioca, maranhense se misturaram a uma festa de colorido e música no segundo Sarau du Brown desse ano, realizado no último domingo, dia 29, no Museu du Ritmo.
O indicado ao Oscar de melhor canção original desse ano, o músico Carlinhos Brown, recebeu no palco o Balé Folclórico e o rapper mineiro Flávio Renegado, primeiro convidado da noite, que iniciou sua apresentação saudando Oxóssi. Em seguida, foi a vez da curitibana radicada no Rio de Janeiro, Thaís Gulin, dar continuidade à apresentação.
Ovacionado pelo público, que cantou suas canções com total empolgação, o maranhense Zeca Baleiro dividiu o palco com a banda do cantor Tuca Fernandes, que levou um pop rock axé ao Museu, preparando os espíritos para a participação da banda de rock Memorise. Novatos no Sarau, a banda formada por adolescentes tem como baterista o filho de Brown, Miguel de Freitas, e – nessa edição – contou com a participação de Francisco Buarque, o outro filho do cacique do Candeal.
A abertura da festa – descrita por Brown como “Inconsciente Coletivo” – teve ainda o desfile da grife baiana Vivre, o esquete do musical Alugo Minha Língua, a apresentação da banda Lateral Elétrica. O encontro também serviu para destacar o aniversário de 21 anos da Timbalada e, para tanto, Bronw não dispensou a tradicional volta ao palco, com a música Alegria Original, e nem tão pouco os dois arrastões: um da banda Didá e o outro da Orquestra Pracatum.
Como não poderia deixar de ser, o show foi encerrado com Carlinhos Brown cantando Favo de Mel, a versão original da música Real in Rio, que está concorrendo ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte americana. (Carmen Vasconcelos)
Foto de Tiago Lima