Umas das festas populares mais bonitas e admiradas pelos baianos acontece dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, em homenagem a Iemanjá. Pelo lado religioso, os fiéis colocam presentes nos balaios entregues à rainha do mar pelos barcos da Colônia de Pescadores do bairro. E, este ano, a turma do axé, assim como vem acontecendo com a Lavagem do Bonfim, resolveu apostar em festas fechadas para quem quer curtir o lado profano com conforto e mordomia. No estacionamento da academia Villa Forma, a partir das 13h, acontece a Odoyá Yemanjá, evento animado por Márcio Victor e a banda Psi Experimental. Também fazem a festa Alexandre Peixe e Magary Lord. Na abertura e nos intervalos, o DJ Monstro comandara as pick-ups.
Também no Rio Vermelho, a partir das 13h, no terraço do Hotel Gran Tulip, será realizada a festa Mirante Yemanjá. Estarão se apresentando as bandas Filhos de Jorge e Batifun. Os convidados vão poder depositar seus presentes e fazer seus pedidos e agradecimentos à Rainha do Mar em um local reservado. E, como festa e gastronomia andam juntas, os organizadores prometem um buffet com feijoada, acarajés e abarás.
Quando a noite chegar, todas as atenções se voltarão para o Centro Histórico, precisamente na Praça Pedro Archanjo, Pelourinho. Às 20h tem o Banho de Axé, organizado pelo bloco Ara Ketu. E o time de convidados é bastante atraente. Além da banda anfitriã, Ara Ketu, comandada pela cantora Larissa Luz, o evento tem ainda Daniela Mercury, Saulo Fernandes, da banda Eva, Filhos de Jorge e Magary. Animada com a perspectiva de um bom público, Vera Lacerda, empresária e produtora do Ara, acredita que o Banho de Axé pode ser o diferencial da data.