Uma das artistas mais queridas da axé music, Gilmelândia volta ao Carnaval de Salvador, depois da ausência em 2011. Sua última aparição para o grande público foi puxando o Bloco Ara Ketu, em 2010. Por isso ela está entusiasmada com o retorno e não mediu esforços para realizar seu desejo. “Eu estou colocando o bloco na rua por conta própria, sem patrocínio. Meus apoiadores são as pessoas, meus fãs, que estavam cobrando minha participação na festa. E resolvi atendê-los”, revelou a artista, em entrevista exclusiva. Para viabilizar o projeto, Gilmelândia resolveu cobrar R$ 50 por abadá. “Tenho feito o corpo a corpo e falado às pessoas: sejam meus investidores. E estou obtendo resposta. Todos estão comprando. Isso me deixa muito feliz”.
O Bloco da Gil, como foi batizado pela cantora, vai desfilar na sexta-feira de Carnaval, a partir das 21h, no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Ela vai levar para as ruas a campanha de combate ao câncer de mama, tendo como tema o Dia Rosa, que representa o combate à doença que acomete muitas mulheres. “Eu já perdi amigas com câncer de mama e sei como é o sofrimento das famílias”, afirmou Gilmelândia. As vendas do bloco estão sendo realizadas nos balcões da Ticketmix.
Com o nome simplificado para Gil, a cantora estreou em 1998, na banda Beijo, onde gravou três álbuns: banda Beijo ao Vivo (1998), Meu nome é Gil (1999) e Apaixonada (2000). Depois, ela partiu para carreira-solo e gravou Simplesmente Gil (2001), Me Beija (2001), seguido pelos discos, Movimento (2002), Gilmelândia ao Vivo (2003) e Canto da Sereia(2005). Seu grandes sucesso são Peraê e Bate Lata, que não saem do seu repertório.