Numa noite quente de quinta-feira, Margareth Menezes declarou aberta a sua temporada AFROPOP no Verão baiano. O novo Armazém Vilas, em Lauro de Freitas, abriga a série de shows que começou ontem (24) agitando um público ansioso pela chegada da musa, quase à 1h da manhã. Antes disso, a animação ficou por conta da banda Confraria da Música, formada por um eclético grupo de cantores e compositores baianos, como Alex Góes, Eva Cavalcante, Kiko Salli, Alvinho Pinho e Rafael Chaves. O repertório também é bem diversificado, passando pelo axé, pop, sertanejo, reggae. Aliás, a mistura fez parte da noite, já que Maga também apostou na diversidade dos ritmos.
O show da baiana incluiu sucessos já consagrados do seu repertório, como Faraó, Dandalunda, Saudação ao Caboclo (Selei), Toté de Maianga, Marmelada e também de releituras como a lambada Uipitipiti, a canção Shimbalaiê, de Maria Gadu, e Tantinho, de Carlinhos Brown. Ainda houve pitadas de reggae, rock e pop. A estreia contou ainda com a participação especial de convidados pra lá de especiais como a banda Jammil, com sua nova formação composta por Levi Lima e Mano Góes, e Jau, amigo de longas datas de Margareth, com quem fez duetos em músicas como Flores na Favela e Se Joga. A Jammil abriu sua participação com o novo hit Colorir Papel e relembrou antigos sucessos da banda.
A ambientação do show é assinada pelo artista plástico Alberto Pita, presidente do Cortejo Afro, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana, como a própria marca e identidade visual do bloco Movimento AFROPOP Brasileiro, puxado por Margareth na segunda e terça-feira de Carnaval. O cenário foi desenvolvido todo em tecido e madeira, com estampa original de búzios nas cores amarela, azul e branca. ]
O figurino de Margareth, produzido por Júnior Rocha, contou com um vestido curto estampado com motivos africanos e lantejoulas azuis feito pelos estilistas César e Edu Rocha, que trabalham há três anos com a cantora. A produção ainda teve pulseiras e brincos exclusivos da designer de acessórios Kelba Varjão. (Lívia Cabral)
A foto é de Roberto Abreu