Numa noite concorrida (quarta-feira, 18) na casa de Eventos Estação São Paulo, na capital paulista, a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Saltur (Empresa Salvador Turismo) lançou o Carnaval de Salvador para o mercado publicitário e turístico nacional. A cantora e atriz Emanuelle Araujo foi a anfitriã e os cantores Moraes Moreira e Faustão fizeram pocket shows para animar os convidados.
Coube ao presidente da Saltur, Claudio Tinoco, fazer uma explanação da festa que, em 2012, acontece de 15 a 21 de fevereiro e terá como tema O País do Carnaval, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Mirando no rico mercado publicitário Tinoco revelou que espera arrecadar com patrocínios da iniciativa privada cerca de R$20 milhões. Mesma expectativa do Prefeito João Henrique que compareceu ao evento e enalteceu o produto Carnaval.
“Através de pesquisas constatamos que 80 por cento das empresas anunciantes no Carnaval de Salvador estão sediadas em São Paulo, que também contribui com 23 por cento dos turistas que vão para a nossa festa, revelou Tinoco. Sobre os números o Prefeito João Henrique fez questão de enaltecer o crescimento desde que ele profissionalizou a comercialização da maior festa popular do mundo, segundo o Guiness Book.
“Quando assumimos a Prefeitura em 2007 a arrecadção girava em torno de R$ 1 milhão. Em 2011 alcançamos R$15 milhões e a expectativa é chegar a R$20 milhões em 2012. Isso só em patrocinio da iniciativa privada. Além disso em parceria com o Governo do estado e Governo Federal investimos mais R 20 milhões para a organização do evento que inclui segurança, transporte, limpeza, iluminação especial entre outras coisas, comentou João Henrique.
As cotas de patrocínio do Carnaval de Salvador é agenciada e comercializada pelo consórcio OCP/Mago, conduzida por Antonio Barreto Jr., Paulo Salum, Bruno Duarte, Fábio Duarte e Alexandre San Galo.