Festa à baiana – Blog do Marrom

Festa à baiana

Festa à baiana

(Paris). Bem que a chuva tentou estragar a festa. Mas o alto astral de Carlinhos Brown, das baianas vestidas com seus trajes típicos, e  das percussionistas do grupo Batalá, comandada pelo mestre Giba, fizeram a diferença. Em sua décima edição a Lavagem de La Madeleine, comandada pelo baiano Robertinho Chaves, mais uma vez encheu as ruas de Paris com uma autêntica festa de largo de Salvador.

Tinha de tudo. A começar pela animada concentração na Praça da República, onde também aconteceu a cerimônia afro religiosa com o Babalorixá Pai Pote pediu a Exu para abrir os caminhos. E exu atendeu ao pedido. Durante quatro horas  cerca de 15 mil pessoas acompanharam o cortejo que tinha além das tradicional ala das baianas, o Afoxé Ilê de Irokô, sediado em Paris;  Maracatu Tamaracá, Filhos de Gandhy, Boi da Madá (grupo de bumba meu boi) e capoeiristas fazendo exibição durante o trajeto.

Além dessas alas, um trio elétrico comandado inicialmente pela banda maniçoba Hype de Robertinho Chaves e a cantoras Dani Assis animavam a multidão que crescia em cada rua por onde passava. Antes de chegar à Madeleine, Carlinhos Brown assumiu o microfone e desceu do trio para cantar, junto com o público seus grandes hits a exemplo de Maria Caipirinha, Tantinho,  Assanshu,  e o hino da lavage  que ele compôs especialmente para o evento.

A festa ia acontecendo até chegar à secular igreja de Madeleine onde houve a apoteose. Primeiro com  uma benção dos padres e do pai de santo que rezaram o pai nosso em português, francês e Yorubá. Em seguida aconteceu a lavagem das escadarias com água de cheiro, alfazema e flores. E contou com a participação de Carlinhos Brown que empunhou uma vassoura e ao lado de Robertinho mandou ver. Um espetáculo bonito e emocionante. Com direito a aplausos.

(Osmar Marrom Martins ). Matéria publicada na edição do CORREIO desta segunda-feira 19/09/2011

*o jornalista viajou a Paris a convite da produção do evento.