“No ano em que o Axé Music celebra 40 anos, a executiva de negócios artísticos Ivanna Soutto tem muitos motivos para comemorar. Seus 34 anos de trabalho ininterrupto nos bastidores eletrizantes da maior festa de rua do planeta fazem de sua trajetória uma das mais longevas e versáteis na história do Carnaval do Brasil. Com esse repertório, está gestando uma plataforma para sistematizar e compartilhar as tecnologias que fazem de seu trabalho um case de excelência e irreverência.
Ao revisitar os episódios marcantes de sua carreira, Ivanna traz a história viva do Carnaval nas suas lembranças mais íntimas. Ainda era criança na primeira vez que viu um trio e decidiu que queria trabalhar com aquilo. Era o trio de Armandinho, Dodô e Osmar indo tomar a benção do Senhor do Bonfim em uma tradicional e religiosa passagem de som. Na juventude, sua paixão foliã cresceu junto à Luiz Caldas e a banda Acordes Verdes. O Camaleão, seu bloco de coração, foi também deu os primeiros passos para conhecer a engenharia por detrás da magia.
Foi a folia que lhe deu régua e compasso para hoje ser uma executiva de negócio com trânsito entre grandes marcas e amplo conhecimento da cadeia produtiva. De Brown a Bono Vox, dos DJS do Major Lazer ao Àttooxxá, da kombi de Brown, Gil e Jorge Ben ao Trio Elétrico Expresso 2222, a digital de Ivanna Soutto está presente nos principais acontecimentos carnavalescos da Bahia. Foi a primeira diretora do bloco Timbalada, onde permaneceu por cinco anos.
Só com Carlinhos Brown, foram 26 anos de Carnaval e parceria forte na construção do Bloco, do Trio Mr. Brown (atual Camarote Andante), Arrastão da Timbalada, Ensaios no Candyall Guetho Square, entre outros. Na pandemia da Covid 19, em parceria com o time da agência Atenas, participou de iniciativas carnavalescas adaptadas ao momento de isolamento social. Dentre elas, o Carnavaranda Tropical e o Devassa Paredão Tropical.
A relação com Gilberto Gil marca alguns capítulos fundamentais em sua trajetória. Esteve na linha de frente da equipe que viabilizou a entrada do mestre na programação momesca com o inovador Trio Expresso 2222, que estreitou a relação de grandes nomes da MPB como Gal Costa, Lulu Santos, Milton Nascimento e Ney Matogrosso com o Carnaval de Salvador. Na sequência, ingressou na equipe do Camarote Expresso, liderado por Flora Gil, se aprimorando no relacionamento com as marcas e na direção artística tanto da Varanda Elétrica quanto dos espaços musicais.
Enquanto gestora do Pelourinho Cultural (Diretoria do IPAC – SECULT), entre 2007 e 2010, trabalhou pela diversificação do Carnaval do Pelourinho, com a descentralização das atividades, mobilização do território e sua cadeia produtiva. Levou o palco principal para o Largo do Pelourinho, ampliou o leque de atrações artísticas, construiu uma política de limpeza urbana com foco na reciclagem a partir de um diálogo com os catadores do território. Sua gestão abriu caminhos para reposicionar o Centro Histórico como um dos mais importantes circuitos do Carnaval de Salvador.
Além do Carnaval de Salvador, Ivanna integra há quatro anos a curadoria artística da CasaBloco, uma iniciativa liderada pela Mestra Rita Fernandes, que reúne no Rio de Janeiro iniciativas de todo o Brasil para celebrar a potência e a multiplicidade cultural do Carnaval. Nestes anos observando mais de perto as Escolas de Samba, defende que a valorização da Velha Guarda, tradição no Carnaval carioca, deve servir de aprendizado para Salvador.
Sistematizar toda essa experiência em uma plataforma digital tem como objetivo proteger e preservar os registros e resultados da sua contribuição no campo da Cultura, sobretudo na festa momesca. O projeto é também uma resposta às práticas de invisibilização dos profissionais de bastidor nas narrativas oficiais sobre o Carnaval, além de uma solução tecnológica para inspirar e mobilizar mulheres produtoras que atuam no Carnaval, para que encarem seus trabalhos em uma perspectiva de preservação da memória e do legado. Ivanna acredita que a prevalência de homens à frente dos negócios e da gestão do Carnaval de Salvador também é um obstáculo à diversificação desses ambientes.
Quando perguntada sobre o que é ser uma executiva de negócios artísticos , Ivanna responde que é “conhecer bem o ecossistema produtivo, ter relações consolidadas, e fazer escolhas assertivas no processo de conectar as marcas aos artistas; simular cenários possíveis e criar soluções”. Como mulher de Axé, lança luz sobre o futuro sem perder de vista a referência aos que vieram antes e lhe servem como fundamento.
“Seguirei trabalhando com Carnaval, atuando com negócios. Estou próxima a bandas como BaianaSystem e Àttooxxá, que me energizam e devolverei em forma de colaboração no que puder somar.. Sou uma entusiasta da novidade, mas também me preocupo com qual lugar reservamos a quem nos antecedeu, à preservação de nossa memória, que, juntamente com conhecimento, é um ativo valioso em todos os tempos. Estou à disposição para os foros de discussão e aperfeiçoamento do Carnaval de Salvador”, conclui.