“Com o tema “Dique dos Orixás! O Caminho da Juventude, um tributo a Môa do Katendê”, o bloco Afro Os Negões chegará ao Carnaval de Salvador em 2025 prestando uma homenagem ao eterno educador e mestre de capoeira.
O Dique do Tororó tem uma ligação muito forte com o mestre capoeirista, por que era alí que Môa ensinava aos jovens a dança e promovia a conscientização dos mesmos sobre a arte e a cultura afro-brasileira.
Môa ainda fundou o Afoxé Badauê e os Amigos de Katendê, contribuindo para o fortalecimento da música e da identidade afro-baiana” lembrou Paulinho dos Negões, presidente dos Negões.
O grupo cultural carnavalesco nascido em fevereiro de 1982 apresentará na avenida toda sua ancestralidade latente ao desfilar na sexta-feira, dia 28 de fevereiro e no domingo, dia 02 de março no Circuito Osmar no Campo Grande e na terça-feira, dia 04 de fevereiro no Circuito Batatinha no Pelourinho.
As músicas e o negro lindo, escolhido no próximo sábado, dia 22 de fevereiro na edição desse ano do Festival Negro Lindo na Casa Bráfica, na Rua João de Deus, 10 no Pelourinho contando com participação do grupo Afrocidade, sendo então apresentadas na avenida, reafirmando o caráter sagrado e político desse movimento, onde o encontro entre ancestralidade, espiritualidade e luta pela liberdade molda gerações.
Aproveite para seguir nas redes sociais @osnegoes