“Daniela 40 Anos de Axé” – Blog do Marrom

“Daniela 40 Anos de Axé”

“Daniela 40 Anos de Axé”

Daniela Mercury lançou, nesta sexta-feira, o seu novo álbum e registro audiovisual, intitulado “Daniela 40 Anos de Axé”, uma celebração das suas quatro décadas de trajetória cultural e dos 40 anos do Axé Music enquanto gênero musical brasileiro. O projeto captura a grandiosidade do show gravado em dezembro do ano passado na icônica Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, num evento promovido pelo Grupo San, palco de um dos momentos mais históricos da sua carreira: o inesquecível show de 1992 que consolidou o Axé Music no Brasil.

Foi há mais de 30 anos que Daniela Mercury apresentou o “Canto da Cidade”, segunda discografia da cantora, para o país e redefiniu os rumos da música brasileira. Agora, em 2024, a artista entrega um espetáculo grandioso. Com quase três horas de duração, o show passeia por todas as fases de sua carreira com um repertório que revela as influências da Tropicália, da Bossa Nova, do pop e do rock’n roll na trajetória musical de Daniela.

“Esse álbum é um presente para os meus fãs e para a história musical no Brasil. Foi um show para dançar, para se emocionar e, acima de tudo, para celebrar a nossa cultura. Dedico esse trabalho ao povo brasileiro e às riquezas da Bahia, que sempre me inspiraram”, destaca Daniela Mercury.

Convidados e participações especiais

O projeto conta com a participação de grandes nomes da música brasileira. Daniela Mercury subiu ao palco com a cantora e amiga do Axé Music, Ivete Sangalo, para cantar um hino do carnaval baiano, “Trio Metal”. Daniela também dividiu os vocais de “Nobre Vagabundo” com uma das principais artistas da nova geração do pop brasileiro, Luísa Sonza. O show ainda contou com a percussão dos blocos afro-baianos Olodum, Ilê Aiyê e Didá, referências rítmicas e culturais para Daniela desde o início da sua carreira. Os filhos da artista também marcaram presença: Gabriel Mercury cantou com Daniela em um dueto emocionante de “Minas com Bahia”, enquanto Nanna Mercury, bailarina e diretora teatral, cantou “Vida é” e interpretou a mãe no seu primeiro show na Apoteose, em 1992.

Entre os momentos marcantes do show, destaca-se a performance de “Menino do Pelô” e “Música de Rua” com a participação dos blocos afro. Clássicos como “Ilê Pérola Negra”, “Rapunzel”, “Jeito Faceiro/Canto ao Pescador” e “Avisa Lá” fizeram parte do setlist, garantindo que nenhum hit ficasse de fora.

Para Daniela Mercury, este projeto é mais do que um álbum, é um manifesto de amor à cultura brasileira. Com emoção nos ensaios e no palco, a artista reforça sua conexão com o Axé Music e seu compromisso com as novas gerações: “O Axé é uma celebração de resistência, alegria e identidade. Esse álbum é um registro para perpetuar essa história”.

O álbum “Daniela 40 Anos de Axé – Ao vivo na Apoteose” está disponível em todas as plataformas de áudio e no Youtube: https://www.youtube.com/@danielamercury

Fotos: Célia Santos