Nesta terça-feira, 3 de dezembro, o Cine Roxy, ícone cultural de Santos e o cinema de rua mais antigo do Brasil em funcionamento no mesmo espaço e sob gestão da mesma família, celebra seus 90 anos com um evento exclusivo para convidados.
A festa, marcada para as 19h, reunirá personalidades, artistas e parceiros que fizeram parte da história do Roxy, um verdadeiro pilar da cultura santista.
O evento contará com uma recepção especial no recém-reformado foyer. A trilha sonora ficará por conta de Ricardo Alarcon e Banda, com um setlist que promete embalar o público com clássicos do rock que marcaram filmes exibidos nos anos 80 e 90, além de homenagens à casa noturna Heavy Metal, também dirigida por Toninho Campos na década de 80.
O público poderá conferir um Cine Roxy totalmente remodelado, com novos foyer, bomboniere, corredor, e os projetores exclusivos a laser da Christie, os mais modernos do mercado.
Às 20h, acontece o cerimonial e a estreia de Fábrica de Sonhos, documentário que narra a trajetória do Cine Roxy e seu papel transformador na cena cultural da cidade.
Uma história que transcende gerações
Dirigido por André Azenha e Wanderley Augusto Camargo, Fábrica de Sonhos combina imagens raras de arquivo e depoimentos de artistas renomados, como Bete Mendes, Paulo Betti, Sérgio Rezende, Carol Castro, Luciano Quirino e Ondina Clais, além de um longo depoimento de Toninho Campos e diversas personalidades de Santos e figuras importantes da história do Roxy. O filme também reúne relatos de representantes de ONGs e instituições culturais, destacando como o Roxy se tornou um símbolo de resistência e inovação ao longo das décadas. É uma história sobre como um cinema e um empresário ajudaram transformaram a cena cultural e o cenário social de uma cidade.
Uma trajetória de inovação e inclusão
O Cine Roxy sempre esteve na vanguarda. Foi o primeiro cinema de Santos com ar-condicionado e sistema de som surround. Recentemente, graças à Lei Paulo Gustavo, passou por uma reestruturação completa, revitalizando o foyer, bombonière, bilheterias e corredores, além de adotar projetores a laser de última geração.
As celebrações de 90 anos também incluíram sessões filantrópicas em outubro, como a exibição gratuita de Robô Selvagem para crianças da Vila Gilda e sessões adaptadas para Pessoas com Deficiência (PCDs), reforçando o compromisso do cinema com inclusão e acessibilidade.
Ficha técnica de Fábrica de Sonhos
Produção executiva: Paula Azenha. Direção de produção: Wanderley Camargo, Renata Santanna e Paula Azenha. Direção de fotografia: Wanderley Augusto Camargo. Roteiro: André Azenha. Edição: Wanderley Augusto Camargo. Assistente de produção: Raphaella Santoro. Pesquisa: Luiz Hibb, Raphaella Santoro e André Azenha. Câmera e som direto: Wanderley Camargo. Assistente de câmera: Luiz Hibb. Arte: Márcia Okida. Classificação livre. 70 minutos.