O violonista Marcel Powell, filho do saudoso Baden Powell, reuniu-se com Gilberto Gil para falar sobre sua releitura de “Lamento Sertanejo”, parceria de Gil com Dominguinhos, que integra o novo álbum “Musicalidade Negra por Marcel Powell”. Durante o encontro, Gilberto compartilhou memórias sobre o processo criativo da canção. Ele revelou que o nome da música surgiu de forma espontânea. “Quando Dominguinhos me apresentou a canção, já me mostrou entoada. Ele queria transformar aquele forró numa toada porque achava que o curso melódico e o sentimento geral cabiam melhor em um ritmo mais suave. Ele me passou o tema e, discutindo, eu disse: ‘Você está transformando o forró em um tema mais suave, melancólico, em um lamento sertanejo’. Aí, fui para casa e fiz a letra”, contou.
Além disso, Gilberto destacou a amizade com o pai de Marcel, Baden Powell, e como essa conexão influenciou a música brasileira de forma profunda. A nova versão de “Lamento Sertanejo” chega com uma parceria especial: a participação do renomado sanfoneiro Mestrinho, que traz ainda mais riqueza à canção.
A faixa integra o álbum que presta homenagem a grandes nomes da música afro-brasileira, como Dorival Caymmi, Luiz Melodia, Dona Ivone Lara, Djavan, Milton Nascimento, entre outros.