O jovem quilombola, que saiu de casa aos 12 anos em busca de sobrevivência e da chance de trazer à luz sua arte, terá um importante reconhecimento da sua trajetória. O estilista baiano nascido no quilombo Barro Preto, em Jequié, Dih Morais, será homenageado nesta quarta-feira, dia 13, como “potência inspiradora” na 4ª Edição do Prêmio Ubuntu, que acontece numa cerimônia no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro.
“É uma honra estar ao lado de nomes como nossa anciã, a centenária Maria dos Santos Soares, a Dona Santinha, um médico ex-BBB como Fred Nicácio, o cineasta Estevão Ciavatta, a arquiteta e vereadora Tainá de Paula… Mesmo todos nós sendo pessoas pretas, temos vivências muito diversas. Venho de um quilombo do interior do Nordeste, vivi desafios gigantescos para chegar até aqui e esse reconhecimento é profundamente emocionante”, revela Dih Morais.
O estilista quilombola tem ganhado cada vez mais destaque com peças marcantes que remetem aos elementos culturais da sua história e também reverenciam a ancestralidade africana, sobretudo a religiosidade. Hoje, em seu ateliê no centro de São Paulo, Dih Morais transborda referências ao candomblé, ao universo LGBTTQIAP+ e quilombola. Bolsas de cabaças, fruto originário da África e usado no culto dos orixás, são parte dessa identidade nascida no Quilombo do Barro Preto e que vem colecionando fãs de peso como Thelminha, Kenya Sade, Cinara Leal, Pâmella Gomes, Any Gabrielly, Walkiria Ribeiro, XAN Ravelli, Livia Santana Vaz, Pai Rodney e muitos outros.
Reverência à contribuição da ancentralidade afrobrasileira. A palavra Ubuntu, originária da língua Zulu, traduz a ideia de “sou quem sou, porque somos todos nós”. Esta edição leva ao palco da cerimônia uma programação variada, com vários hits e expressões populares referência para homenagear pilares da resistência. “Vamos mostrar quão rica e potente é a nossa voz que brada por dias melhores e mais promissores para aqueles que ainda não conseguem se ver nos espaços de diálogos , explica a curadora do prêmio, Paula Tanga.
Foto: Dih Morais em seu ateliê com Walkiria Ribeiro. (Jorge Garcia – Divulgação)