O relógio se aproximava das 01h quando Erikah Badu subiu no Palco Gira, no primeiro dia da quarta edição do Festival AFROPUNK Brasil. Ao som de sucessos como “On & on” e “Sometimes”, a cantora americana embalou quem foi ao Parque de Exposições na noite de sábado (9).
A apresentação também contou com a participação da rapper Rhapsody, com quem a artista cantou a música “3:AM”, indicada ao Grammy na categoria melhor performance de rap melódico. Aconexão de Erikah com o público baiano foi quase instantânea. Ansiosos pela apresentação, os fãs não saíram da frente do palco e ovacionaram a cada interação da americana que devolvia com sonoros gritos de “Bahia!”
Antes de Erikah, Leo Santana agitou a multidão que se aglomerava em frente ao Palco Agô. A ordem das apresentações foi invertida pela organização do festival e o público pôde dançar os hits do “GG” como “Perna Bamba” e “Zona de Perigo”, além de músicas da época em que Léo era a voz do Parangolé, como “Rebolation” e “Balacobaco”.
Os tambores do Ilê Aiyê abriram os trabalhos no Palco Gira. A Banda Aiyê e as Deusas do Ébano se juntaram os vocais de Virgínia Rodrigues para celebrar o Novembro Negro e os 50 anos do primeiro bloco afro do Carnaval de Salvador. Em seguida, a baiana Melly se apresentou no Palco Agô, que também teve apresentação do DJ Leandro Vitrola no final da tarde.
Após Melly, o Palco Gira se abriu para receber Jorge Aragão. Entre sucessos do cantor carioca e clássicos de outros artistas, a plateia se transformou em uma roda de samba no show. O quinto show do evento ficou sob a responsabilidade da banda Planet Hemp, que celebra 30 anos em 2024. A “Esquadrilha da Fumaça” levantou o público com hits como “Legalize Já” e “Mantenha o Respeito”.
A noite encerrou com as apresentações da rapper carioca Duquesa e dupla paulista Irmãs de Pau. Após os shows, um paredão se formou no Parque de Exposições dando um último gás no público que não queria ir embora.
O festival vai até o domingo (10) quando o Parque de Exposições recebe as bandas Timbalada e Fat Family, que cantará músicas de Tim Maia. Também se apresentam os cantores Silvano Salles e Mateus Fazeno Rock, além de apresentações conjuntas de Larissa Luz, em parceria com Edcity e Lianne La Havas, que convida a cantora Liniker.
Texto: Gilberto Barbosa
Foto:1 (@matheusl8 – Divulgação)
Foto 2: Ilê Aiyê _@_rafaelvisuals @workvisuals (29))
Foto 3: Virginia Rodrigues (_@_rafaelvisuals @workvisuals (29)