Oito Orquestras Afrobaianas serão apresentadas ao público dia 14 de novembro – Blog do Marrom

Oito Orquestras Afrobaianas serão apresentadas ao público dia 14 de novembro

Oito Orquestras Afrobaianas serão apresentadas ao público dia 14 de novembro

 

No dia 14 de novembro, às 20h, na Concha Acústica do TCA, em Salvador acontece  a estreia de oito Orquestras Afrobaianas, que serão apresentadas ao público. O grande concerto marca o encerramento da primeira edição do Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas, realizado pela Casa da Ponte, organização sociocultural presidida pelo maestro Ubiratan Marques, voltado para a formação musical de moradores de diversas comunidades de Salvador. O evento contará com a participação da Afrosinfônica e Russo Passapusso.
No final do espetáculo, cada Orquestra Afrobaiana, com percussão, sopros e voz, será entregue para cada uma das oito organizações: Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Banda Didá, Pracatum, Cortejo Afro e Grupo Étnico Cultural.

O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, e conta com patrocínio do Nubank. Os ingressos, gratuitos, poderão ser retirados, a partir do dia 07 de novembro, na plataforma Sympla.
Com direção artística de Ubiratan Marques, Filipe Cartaxo e Russo Passapusso, o concerto terá a participação da Orquestra Afrosinfônica da Casa da Ponte, a primeira do gênero do país, que será a base para a execução do repertório. A beleza e a sonoridade do espetáculo, levará ao palco cerca de 150 de alunos e alunas, com formação em percussão, sopros e canto, formados nos oito polos de ensino do projeto.
“Quando pensei no projeto, a primeira coisa que veio à minha cabeça foi a sua sustentabilidade, como manter as orquestras. Para isso, pensamos em um plano de manutenção que vai nos permitir adquirir os instrumentos e continuar com as aulas de qualificação nos polos nas comunidades e na Casa da Ponte. Estamos entregando as orquestras para as organizações afros, prontas para participar de projetos culturais de iniciativas privadas ou governamentais”, comenta Ubiratan.

Foto: Ubiratã Marques e músicos das orquestras (Divulgação)

 

 

Ingressos Gratuitos: Retirar na plataforma Sympla, a partir de 07/11.