Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown celebram os 50 anos do Ilê Aiyê – Blog do Marrom

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown celebram os 50 anos do Ilê Aiyê

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown celebram os 50 anos do Ilê Aiyê

Alguns dos principais artistas baianos se juntam para reverenciar o Mais Belo dos Belos. O resultado desse encontro inédito, que reúne nomes como Gilberto Gil e Beto Jamaica, Lazzo Matumbi e Daniela Mercury, Caetano Veloso e Graça Onasilê (a primeira cantora de bloco afro) será apresentado ao um público de convidados nesta quarta-feira (30/10), às 18h30, no Cinemark do Salvador Shopping. Além dos artistas, moradores do Curuzu e autoridades irão assistir, em primeira mão, ao documentário “Ilê Aiyê – A Casa do Mundo”. Na sexta-feira (1º/10), data em que o bloco completa seu cinquentenário, o documentário será exibido na tela da Rede Bahia para todo o estado, logo após a edição especial da novela Cabocla. Último artista a gravar depoimento, pois estava em turnê na Ásia, Gilberto Gil enaltece a força do Ilê para a cultura nacional e a importância do compositor Paulinho de Camafeu, já falecido, para a o primeiro bloco afro do mundo.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

“Ilê Aiyê – A Casa do Mundo” faz parte de uma série de ações da Rede Bahia em celebração ao Novembro Negro. Gravado desde o início do ano, o documentário traz mais de 60 diferentes depoimentos, incluindo os diretores do bloco, moradores do bairro do Curuzu, antropólogos, músicos. O filme em dividido em 5 capítulos, que refazem toda a trajetória do bloco que nasceu em Salvador e ganhou o mundo. Um dos capítulos, inclusive, mostra a turnê internacional do Ilê Aiyê em junho de 2024. Forma 12 países visitados. “Foi uma honra para mim acompanhar essa turnê do Ilê no Norte da África, e uma alegria poder dividir com o nosso público momentos de pura emoção no Marrocos”, diz Ricardo Ishmael, coordenador e produtor do documentário. Além de Ishmael, quem também coordena o filme é Alexandre Lyrio, que assina ainda o roteiro. “Esse foi um dos grandes desafios da minha carreira”, diz ele.

 

Fotos: TV Bahia (Divulgação)