O ano de 2024 tem sido de muito trabalho e celebração para a Giro Planejamento Cultural. Além de completar 10 anos de uma atuação consistente e de relevância no mercado da música baiana, a sócia-fundadora da produtora, Joana Giron, foi selecionada para o maior encontro da indústria musical, o WOMEX 2024, que realizará sua 30ª edição de 23 a 27 de outubro, em Manchester (Inglaterra) e será a única produtora cultural representante de Salvador no evento. “Para Giro é muito importante estar em espaços como esse da maior feira de negócios música do mundo, pensando no trabalho que a gente vem fazendo ao longo desses 10 anos de fortalecer essa nova cena da música da Bahia”, comenta a gestora.
Joana Giron vai levar, para a maior feira de música do mundo, o nome da sua empresa de produção cultural Giro, da qual é sócia junto com Gabriela Rocha, representando importantes nomes da nova cena musical de Salvador e o projeto Giro Conecta, plataforma que pensa e executa ações estruturantes para o setor, conectando a música afrodiaspórica a partir de artistas da cena musical da Bahia, com artistas de outros países da América Latina e África. “A nossa expectativa é muito grande de ocupar esses espaços e com isso contribuir para ampliar o alcance internacional da música da Bahia e para colocar Salvador cada vez mais como ponto de encontro da música do Atlântico sul”, comenta Joana.
Sobre o Worldwide Music Expo – é o encontro musical mais internacional e culturalmente diverso do mundo e a maior conferência do cenário musical global, apresentando uma feira comercial, palestras, filmes e shows de destaque. Mais de 2.600 profissionais (incluindo 260 artistas performáticos) de 90 países se reúnem todo mês de outubro, tornando a WOMEX a principal plataforma de networking para a indústria musical mundial. Seu espectro musical é incomparável no mercado internacional de performances de showcase, variando do mais tradicional ao novo underground local global, abrangendo folk, roots, jazz, culturas locais e da diáspora, bem como sons urbanos e eletrônicos de todo o mundo.
Foto: Joana Giron e Gabriela Rocha