No mês dedicado a Zumbi dos Palmares, o Clube de Leitura CCBB 2024 reunirá dois dos mais importantes escritores contemporâneos – Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório – que denunciam, em suas obras, um Brasil que vive ainda em regime marcado pelo racismo, a precariedade de um sistema que o naturaliza e a opressão que dele resulta, com a presença de elementos que traduzem experiências históricas de preconceito e violência.
Nos dias 10 e 11 de outubro, o público escolhe, em votação aberta, no perfil do CCBB RJ (@ccbbrj), entre os livros Torto Arado e Salvar o Fogo, de Itamar; e O avesso da pele e Estela sem Deus, de Tenório. Serão dois livros para a leitura desse ciclo, um de cada autor.
Para a curadora e mediadora do Clube, Suzana Vargas, o destaque quando se fala das “Heranças de Zumbi” é para o poder narrativo desses dois escritores que, mergulhados em épocas e situações distintas, constroem personagens inesquecíveis e que mostram ao público a face brutal do país mergulhado no obscurantismo. “Um país, como já referiram, para o qual a abolição da escravatura pouco ou nada significou”, reforça Suzana.
O encontro de novembro, penúltimo do Clube de Leitura CCBB 2024, conta também com a presença da poeta e escritora Elisabeth Monja e pretende trazer à tona o debate acerca de problemas basilares enfrentados pelos brasileiros relacionados à herança do patriarcado e à história de séculos de escravidão.